fbpx

Categoria atende ao chamado da Fenajufe e assembleias aprovam adesão à greve - Confira o quadro nacional

No Rio Grande do Sul e na Bahia, a categoria paralisa os trabalhos a partir do dia 15 de agosto. Os servidores de Minas Gerais e Justiça do Trabalho da 15ª Região vão se somar aos servidores de Alagoas iniciando a greve na próxima segunda-feira, 20 de agosto.

Com isso, a greve começa a tomar mais força, cujo mote, aprovado em reunião da Fenajufe com sindicatos filiados, é “pelo fechamento do acordo entre o Executivo e o Judiciário Federal e garantia dos recursos do PCS na proposta orçamentária a ser enviada até o dia 31/08 ao Legislativo”.

Confira abaixo o quadro de greve pelo PCS.

Greve por tempo indeterminado

Sindjus-DF: A greve do Judiciário e do Ministério Público da União completa nesta quarta-feira (15) duas semanas e as adesões vão crescendo a cada dia. Nesta terça-feira (14) o dia foi bastante movimentado com atos públicos na porta do TSE e do TST, que reuniram mais de 2 mil pessoas, entre servidores dos vários órgãos do Judiciário e do MPU de Brasília e demais cidades do DF. O calendário da greve no DF segue nesta quarta-feira (15), com uma assembleia na porta do STF, a partir das 16h. Em seguida, será realizada uma vigília, também em frente ao Supremo.

Sintrajud-SP: Nesta quarta-feira (15/08) completa uma semana da greve por tempo indeterminado pelo PCS. Neste dia, os servidores realizarão uma assembleia estadual, 14h, em frente ao TRE.  Em Santos (litoral de São Paulo) os servidores do Judiciário Federal da Baixada e demais categorias em greve ou paralisadas realizarão mais um ato unificado nesta quinta-feira (16/08), às 11h30. A concentração do ato será em frente à Justiça Federal de Santos, localizada na Praça Barão do Rio Branco, 30.  Em seguida os servidores em greve irão marchar nas ruas de Santos até a Praça Mauá. No percurso irão denunciar para a população a política intransigente do governo Dilma Rousseff contra aos servidores que estão em luta pela valorização dos serviços públicos.

Sindijufe-MT: Em Mato Grosso, a categoria também iniciou a greve no dia 8/08. Na assembleia geral desse primeiro dia de paralisação, foi aprovado que toda segunda, quarta e sexta-feira será realizada assembleia geral. Nesta terça-feira (14) será promovida assembleia de avaliação às 14h, na Justiça Federal. Até o fechamento deste não havia informações da assembleia.

Sintrajusc-SC: Terceiro dia da Greve começa com mais adesões em Santa Catarina. A Greve iniciada na segunda-feira, 13, tem nesta quarta mais adesões na Justiça Federal, com a entrada de Laguna e Tubarão no movimento. Nesta terça, já estão em Greve Florianópolis, onde ocorreu panfletagem na chegada dos servidores ao trabalho, Criciúma e Blumenau. Em Joinville, houve paralisação de três horas em dois setores e participação parcial das outras Varas e de Oficiais de Justiça. Os servidores de Joaçaba decidiram paralisar as atividades durante duas horas diárias de quarta até sexta, reunindo ao final do dia para avaliar o movimento. Em Chapecó houve paralisação das 14 às 16 horas em dois setores, com adesão de um terceiro nesta quarta. O movimento está com forte participação dos servidores do TRE. Já nesta quarta-feira os servidores da Justiça do Trabalho fazem paralisação de duas horas, das 15 às 17 horas, com Reunião Setorial para debater a forma de continuidade do movimento.

Greve a partir do dia 15 de agosto

Sindjufe-BA: Em assembleia no dia 8 de agosto, a categoria aprovou o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira, 15 de agosto. Essa data será ratificada em uma nova assembleia, que será realizada nesta terça-feira, dia 14. Até o fechamento deste não havia informações da assembleia.

Sintrajufe-RS: Em assembleia geral no dia 8/08, os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul aprovaram deflagrar a greve por tempo indeterminado a partir de 15 de agosto. Confira a agenda da greve.

Dia 15 de agosto, quarta-feira
8h – piquete nas varas trabalhistas
12h30min – assembleia de base na Justiça do Trabalho (VTs)
13h30min – assembleia de base na Justiça Federal
14h – assembleia de base na Justiça Eleitoral (Anexo do TRE)
Em Brasília: Marcha dos Servidores Públicos Federais
16 de agosto, quinta-feira
10h – piquete no TRT
Em Brasília: reunião ampliada da Fenajufe. O Sintrajufe/RS enviará delegados.
17 de agosto, sexta-feira
11h30min – piquete no TRE Duque
À tarde, nas varas trabalhistas, oficina sobre reciclagem de lixo (horário a confirmar)

Greve a partir do dia 20 de agosto

Sindjus-AL: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU de Alagoas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 20 de agosto, próxima segunda-feira. No dia 20, os servidores devem se concentrar em frente ao prédio das Varas do Trabalho a partir das 8 horas, para as atividades de mobilização da greve nacional por tempo indeterminado. O Sindjus/AL também está convocando os servidores do Judiciário Federal e do MPU para participar do ato público contra o congelamento de salários durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Alagoas, nesta sexta-feira (17). A manifestação será realizada pelos servidores públicos federais e estudantes, que estão em greve desde o dia 17/05/2012. No protesto, o Comando Unificado dos Servidores Públicos cobrará que a presidente negocie com os grevistas. As entidades entregarão um documento contendo a pauta de reivindicações de cada categoria. Para participar do protesto, os servidores do Judiciário Federal e do MPU deverão ir para a sede do Sindjus/AL (localizado na antiga Rua da Praia, 102 – Centro), às 7 horas, nesta sexta-feira (17). Do sindicato, os servidores irão para Marechal Deodoro, onde ocorrerá a mobilização.

Sitraemg-MG: Reunidos em ato público e assembleia, que contou com quase 300 pessoas nesta terça-feira (14), na porta da Justiça Federal, em Belo Horizonte, os servidores do Poder Judiciário Federal em Minas deliberaram por greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, dia 20. Categoria percorrerá os tribunais conscientizando os colegas. Sindicato colocará pontos de apoio nos principais locais de trabalho na Capital. O sindicato estará presente amanhã, dia 15, com uma caravana de 25 pessoas para representar Minas Gerais na Marcha Unificada dos Servidores. A assembleia também aprovou novo Ato Público dia 21, terça-feira, em frente à Justiça Federal. Já no dia 20, segunda-feira, quando começa oficialmente a greve em Minas, o Sitraemg estará presente na porta dos três principais prédios dos tribunais em Belo Horizonte com barracas onde os servidores poderão assinar a lista paralela de ponto, obter informações sobre a mobilização e terão à sua disposição materiais informativos do Sindicato. Aos servidores do interior, o sindicato orienta que estes devem fazer a mobilização e enviar informes e fotos ao Sindicato.

Sindiquize-SP: A maioria dos 136 servidores que compareceram à rodada de assembleias, realizada nesta terça-feira (14) pelo Sindiquinze-SP, aprovou a realização da greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (20) pela aprovação do reajuste salarial da categoria.

Paralisações de 24 e 48 horas

Sindjuf-PB: Os servidores da Paraíba decidiram que irão paralisar as atividades por 24 horas no TRE-PB, durante o dia 15, com direito a piquete e manifestações. Um comitê foi definido para visitar o TRT, as Varas do Trabalho e Justiça Federal e convidar os demais servidores a também se mobilizar, uma vez que o Plano beneficia a toda a categoria. No mesmo dia 15 será realizada uma nova assembleia de indicativo de greve na sede do TRE-PB, às 14h30.

Sindjuf-PA/AP: Em assembleia no dia 8 de agosto, os servidores da Justiça Eleitoral do Pará aprovaram greve de dois dias nos dias 16 e 17 de agosto. Na segunda-feira (13) houve assembleia setorial na sede do TRE/PA para debater as estratégias de greve e divulgação do documento que simbolizará o compromisso dos servidores com a luta da categoria em prol do reajuste salarial. A partir desta segunda-feira haverá visita diária a cada setor do TRT para fazer o debate sobre a greve.

Atos e assembleias para discutir adesão à greve

Sindjufe-MS: Quarta, 15 (quinze) de agosto, a categoria realizará o Ato Público em frente às Varas do Trabalho de Campo Grande, situada na Rua João Pedro de Souza, 1025, Centro, em Campo Grande. O ato terá início a partir das 13 horas, com Assembleia Geral Extraordinária, de caráter estadual, às 14h30min.

Sintrajufe-MA: A Assembleia Geral desta terça-feira, 14, na Justiça Federal, atendeu aos apelos dos servidores lotados em mais de dez cidades do interior do Estado, dos cartórios eleitorais, que aprovaram à greve pelo fim do congelamento salarial e contra a intransigência da presidenta Dilma.  No entanto, os servidores consideraram que a greve deve ser ratificada em cada local de trabalho, com reuniões setoriais, conversas, de forma que, ao se aderir ao movimento, este seja fortalecido e represente a insatisfação dos servidores com a atual situação. Na Justiça Eleitoral da capital, nesta quinta-feira, 16, às 13h, haverá reunião de ratificação da greve. Na próxima semana, já estão confirmados mais dois encontros, que devem ser igualmente representativos: na terça, dia 21, é na JUSTIÇA FEDERAL, às 13h30; na quarta, 22, no FÓRUM ASTOLFO SERRA, às 13h. Primeiro órgão a ratificar decisão da Assembleia, PRT, em São Luís, entra em greve na segunda-feira, dia 20. Após a Assembleia Geral, no mesmo dia foi realizada setorial na Procuradoria Regional do Trabalho, na qual foi dado informe do resultado da Assembleia. Lá, ficou decidido paralisar as atividades na segunda e na terça-feira da semana que vem, dias 20 e 21, com avaliação ao final do dia 21 sobre o quadro nacional, quadro estadual de mobilização e eventuais avanços de negociação. Agora, faltam os servidores da JF, TRE e Fórum Astolfo Serra comparecerem em peso aos encontros já agendados. Os servidores da Eleitoral no interior do estado vêm, através de várias mensagens ao Sintrajufe, ratificando apoio e adesão ao movimento.

Sintrajufe-PI: a categoria se reuniu nesta terça-feira (14) em assembleia geral no TRE, às 9h. Foi a assembleia com maior participação de servidores do Judiciário Federal no Piauí já realizada este ano. Muitos servidores da Justiça Federal se deslocaram do outro lado da cidade para participar da discussão e votação que deliberou por um novo Apagão do Judiciário,  a partir das 7 horas da manhã desta quarta (15). A concentração da categoria será no prédio do  TRE e contará com cerca de 52 servidores do Ministério Público Federal que vão participar da mobilização, unindo forças aos servidores do Judiciário Federal.

Sisejufe-RJ: Nesta segunda-feira (13) pela manhã, diretores do sindicato e servidores de base participaram de atividades setoriais para convocação da assembleia geral que iria acontecer no início da tarde desta terça (14), em frente à Justiça Federal da avenida Rio Branco, na Cinelândia. A assembleia elegeu os delegados que participarão da Reunião Ampliada da Fenajufe, em Brasília, entre os dias 15 e 17 de agosto. No dia 24 de agosto será realizada outra assembleia de avaliação do indicativo de greve na JF Rio Branco, às 12h. A diretoria do Sisejufe-RJ iniciou a semana com manifestações por locais de trabalho no Rio de Janeiro. O objetivo é a intensificação da mobilização da categoria no Rio visando à construção da greve pela aprovação do PL 6.613/2009.

Sinjuspar-PR: Na Justiça Federal haverá assembleia no dia 14 de agosto para discutir deflagração da greve. Até o fechamento deste não havia informações da assembleia.

Sintra-AM/RR: Servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas participarão de ato público no dia 15 de agosto. Na ocasião, também deverá ser realizada uma assembleia com a categoria.

Sinjufego-GO: Na próxima quinta-feira (16/08), o Sinjufego realiza nova rodada de assembleias setoriais no TRT-GO, na Seção Judiciária do Estado de Goiás e no TRE-GO para discutir a greve e a mobilização nacional em defesa do PCS. A primeira assembleia será realizada, às 13h, na sede do TRT-GO (Av. T-1, S. Bueno - entrada do Fórum Trabalhista de Goiânia) ; às 15 horas, na Seção Judiciária do Estado de Goiás (entrada da Rua 19, Centro de Goiânia) e, às 17 horas, na sede do TRE-GO (Praça Cívica, Centro de Goiânia, no hall dos elevadores).

Sintrajufe-CE: O sindicato realizará assembleia geral no dia 17 de agosto com os servidores da JF.

Sintrajurn-RN: Os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Norte participam na noite desta terça-feira (14), no horário das 21 às 22 horas, do 2º Twitaço promovido pelo sindicato, em protesto contra a desvalorização do servidor público federal. O 1º Twitaço do Judiciário Federal do Rio Grande do Norte foi realizado na terça-feira (07) da semana passada com participação dos servidores do MPU no Estado. De acordo com o Sintrajurn-RN, também no movimento desta noite será conclamada a participação de toda a categoria para o ato público da próxima sexta-feira (17), às 10 horas da manhã, em frente ao prédio do TRT 21.

Sinje-CE: os servidores da Justiça Eleitoral do Ceará realizaram assembleia nesta terça-feira (14/8) para elegerem os delegados para a Reunião Ampliada da Fenajufe e discutirem a participação dos servidores cearenses  da JE no movimento nacional. Os servidores deliberaram entrar em estado de greve, realizar manifestação na Praça da Justiça Federal, no dia 17/8, às 16 horas. Além disso, foi aprovada a realização de assembleias nos locais de trabalho e Ato Público, em frente ao TER/CE no dia 21/8, com realização de Assembleia Geral.

 

Pin It

afju fja fndc