fbpx

Fenajufe dá início às audiências com parlamentares

Em audiência com deputado, Federação busca apoio em defesa dos direitos dos servidores públicos. Mesmo em meio a pandemia, governo insiste em reduzir salários 

Os coordenadores plantonistas da semana, José Aristeia Pereira e Roniel Andrade, participaram na quinta-feira (2) de audiência com o deputado Professor Israel Pinheiro Batista (PV/DF). A reunião foi solicitada pela Federação e teve como pauta a redução salarial dos servidores públicos.   

A audiência teve como objetivo retomar a interlocução com o parlamento no sentido de buscar apoio contra as propostas do governo, que se valendo da pandemia segue com a política de punição aos servidores públicos e consequentemente de desmonte dos serviços.

O deputado Israel Pinheiro, que está presidente da Frente em Defesa do Serviço Público, disse que as entidades devem realizar trabalho de valorização do funcionalismo. Ele afirma que é necessário conversar com a sociedade sobre a importância dos servidores e que o momento de pandemia é apropriado para mostrar que os serviços não deixaram de ser prestados. É preciso conscientizar a todos que nesse momento de calamidade pública, são os servidores públicos que estão na linha de frente, proporcionando cuidados, segurança e saúde para a população.

O Coordenador Roniel Andrade avaliou como positiva a reunião. O dirigente ressaltou a fala do deputado quando ele afirma que “a maioria dentro do Congresso Nacional não tem compromisso vinculado aos servidores públicos e sim com a população em geral”. Por isso reconhece que é de extrema importância dialogar em todas as camadas da sociedade no sentido de desconstruir da narrativa do governo de que o servidor público é privilegiado e onera o Estado brasileiro.

José Aristeia avalia positivamente a reunião pois segundo ele “vai permitir alinhamento da estratégia da Fenajufe, seja nas articulações, seja na comunicação com os servidores do PJU e MPU”. Para Aristeia, é muito relevante como somatório nas campanhas de mídias sociais em defesa do serviço público.

Sobre a Proposta de Emenda Constitucional sugerida pela deputada Carla Zambeli (PSL), o deputado disse que já alertou o presidente da câmara Rodrigo Maia (DEM/RJ) sobre o tema e que estará acompanhando o desenrolar da proposição. A PEC sugerida, propõe redução salarial de 25% de servidores dos três poderes que tenham ganhos e subsídios acima de 15 mil reais.  A argumentação da deputada é a de que a proposta poderá minimizar os prejuízos do Brasil decorrentes do novo coronavírus. Em caso de aprovação a PEC terá validade até três meses ou até quando perdurar a pandemia de Covid-19.

Desde o início o governo federal trata o funcionalismo público e seus servidores com descaso. Em fevereiro deste ano, Paulo Guedes comparou os servidores públicos a parasitas durante uma palestra na Fundação Getúlio Vargas. Depois em outra fala infeliz, o ministro da economia se referiu aos servidores como saqueadores.

O deputado se colocou à disposição da Fenajufe em defesa dos servidores públicos e contra o desmonte e sucateamento do serviço público.

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc