fbpx

Reunião do Fonasefe define calendário e prioriza o Dia Nacional de Lutas

Fórum reforça campanha de mídia e discute retorno das atividades de rua para o Dia Nacional de Lutas que acontece dia 30

Os coordenadores Fabiano dos Santos e Thiago Duarte participaram da reunião do Fórum Nacional das Entidades do Serviço Público Federal ( Fonasefe) nesta manhã  de terça feira (15). Na pauta estratégias de luta em defesa dos serviços e servidores públicos.

Além da Fenajufe estiveram presentes, Andes-SN, Asfoc – SN, CSP-Conlutas, Condsef, Sinasefe, Fasubra,  Fenasps,   Sindifisco Nacional, Sindreceita, Sinal  e outras entidades convidadas. As entidades concordam que o cenário exige mobilização constante e massiva contra o projeto de retirada de direitos promovido pelo governo e reafirmaram adesão à campanha nacional de mídia que está sendo construída em conjunto com várias representações do serviço público. A campanha tem como foco central a Reforma Administrativa que teve o texto apresentado no último dia 03 e  que avança no Congresso.

A reunião votou prioridade em trabalhar a  unicidade para o fortalecimento do Dia Nacional de Lutas, marcado para 30 de setembro.  Neste dia as entidades farão atividades previamente  aprovadas  em suas instâncias deliberativas. Foi discutido o retorno das atividades  de rua a ser definido na próxima reunião. O possível retorno se dará com os devidos cuidados que a pandemia exige.

Para o coordenador Fabiano dos Santos “a construção de um dia unificado de lutas que integre as lutas contra o desmonte dos serviços públicos que o governo Bolsonaro tenta concretizar é um importante marco para o Fonasefe e todos os demais espaços que buscam organizar os trabalhadores e trabalhadoras do setor público”.  Ainda segundo Fabiano “precisamos dar uma resposta contundente a esse projeto irresponsável que busca apenas favorecer os mecanismos de apadrinhamento e aparelhamento do estado, com entrega do patrimônio e serviços públicos ao setor privado, o que resultaria em enormes prejuízos ao povo brasileiro”, conclui.

No esforço da construção da unidade no enfrentamento à reforma administrativa, ao desmonte dos serviços públicos e das privatizações, a reunião encaminhou por fortalecer o ato online em defesa das estatais, convocado pelo comitê de luta contra as privatizações no dia 03 de outubro. A reunião indicou a realização de uma plenária organizativa no sentido de fortalecer a organização do dia nacional de lutas dia 30/09.  É urgente demonstrar que a efetivação da “Reforma” significa o completo desmonte ou a privatização dos serviços públicos.

ENCAMINHAMENTOS:

  • O FONASEFE reforça a necessidade da realização das plenárias estaduais convocando as três esferas e empresas estatais no sentido de fortalecer a mobilização para o dia 30 de setembro. Estamos também incorporando ao calendário uma plenária no dia 28 de setembro para organizar as ações do dia nacional de luta. Do mesmo, modo incorporamos a realização de ações junto com os setores de estatais e orientamos a participação e mobilização das nossas entidades de base, no dia 03/10, quando também ocorrerá um ato online.
  • Foi aprovada a conformação de um comitê conjunto entre as entidades do FONASEFE e o comitê de luta contra a privatização das estatais para organizar as atividades do dia 28 , 30 de setembro e do dia 03 de outubro.
  • Foi aprovado, com os ajustes apresentados pelas entidades, a identidade visual da campanha do FONASEFE contra a Reforma administrativa e o roteiro do primeiro vídeo que deve ser publicado até o dia 21/09 pela Cajuína.

Calendário

28/09 – Plenária Organizativa do dia 30

30/09 – Dia Nacional de Lutas.

03/10 –  Ato online  em defesa das Estatais

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc