fbpx

Fenajufe solicita informações sobre impactos da pandemia nos servidores do PJU e MPU

Ofícios foram encaminhados ao STF, TST, TSE, STJ, STM, CNJ, CSJT, CJF, MPF, MPM e MPT solicitando dados atualizados 

Buscando entender os efeitos da pandemia junto a categoria, a Fenajufe solicitou a Tribunais superiores, Conselhos e Ministério Público informações sobre os impactos da Covid-19 nos servidores do PJU e MPU. Os ofícios foram assinados pela coordenadora Lucena Pacheco e pelo coordenador Ranulfo Filho, plantonistas da semana. Números desta sexta-feira (18), registram mais de 4,5 milhões de contaminados e quase 135 mil mortes por coronavírus no País.

No documento (acesse AQUI), a Fenajufe requere o número de servidoras e servidores ativos e aposentados que tiveram ou estão acometidos pela Covid-19; o número de licenças médicas de servidores por suspeita e/ou confirmação de casos de Covid-19 e número de óbitos por Covid-19 de ativos e aposentados.

Para a coordenadora Lucena, esses números atualizados são importantes para entender um pouco mais como o perfil da saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores do Judiciário está afetado pela Covid-19. "Estamos num processo de retomada e precisamos compreender como a pandemia afetou os servidores e quais as condições que se encontravam. E, assim construir, a partir do observatório da Fenajufe e Sindicatos, alternativas de proteção as servidoras e servidores que possam ser apresentadas as administrações", explica Lucena.

Já o coordenador Ranulfo avalia que a demanda é imprescindível para que a Fenajufe, a administração e todos os servidores tenham uma real noção do nível de adoecimento da categoria em relação ao coronavírus. "E, consequentemente, sabermos quais medidas precisamos adotar, principalmente em relação a manutenção do teletrabalho e discutir o retorno presencial apenas para atividades essenciais. Então é fundamental a gente ter essa estatística, o mais real possível, para que se possa chegar às melhores conclusões", analisa Ranulfo.

Foram encaminhados ofícios ao Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Superior Tribunal Militar (STM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Conselho da Justiça Federal (CJF), Procuradoria-Geral da República (MPF), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

 

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc