fbpx

Em menor escala Covid-19 continua a vitimar servidores do Judiciário

Federação vê com preocupação a exposição de servidores nas eleições. Mesmo com a diminuição nos registros de morte, doença continua fazendo vítimas

Seis meses depois que a pandemia do novo Coronavírus foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o mundo contabiliza quase um milhão de mortos por Covid-19. A cada dia se registra novos casos por infecção e mortes, mesmo que em menor escala.

Desde o início da pandemia a Fenajufe acompanha os números de mortes no PJU e MPU. Os registros começaram ainda no mês de março e já conta com quase cinquenta o número de mortes na categoria.  Mesmo com medidas restritivas e distanciamento social, o segmento dos oficiais de justiça e agentes de segurança foram os mais atingidos.

Sempre demonstrando preocupação e zelo com a saúde dos servidores e servidoras, a Fenajufe solicitou medidas protetivas para todos os servidores do judiciário federal em especial para aqueles e aquelas que exercem funções essenciais e que não pararam de trabalhar desde o início da pandemia. Agora com a proximidade das eleições a Federação entende que o cuidado deve ser redobrado.

A nossa última atualização de casos de Covid – 19 entre servidores do PJU contabilizavam 43 mortes. Lembrando que há certa resistência dos órgãos e tribunais no fornecimento de informações concretas sobre os casos de servidores infectados ou mesmo de mortes. Para que esses dados sejam divulgados com precisão a Fenajufe encaminhou ofícios aos Tribunais e Conselhos Superiores e também para os órgãos do MPU solicitando atualização sobre esses dados.

Desta vez engrossando a lista, a servidora Rosemary Gonçalves da Silva, 59 anos, lotada na Seção de Patrimônio do Núcleo de Administração Financeira e Patrimonial (NUCAF) da Seção Judiciária da Bahia. Rosemary morreu no final do mês de julho. A informação é do Sindjufe/BA.

No mês de agosto Lucimar Alves da Costa faleceu dia 09. Servidora do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e requisitada para 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande desde 2015.  O Sindjufe/MT prestou condolências à família.

No último dia 11 o servidor Marcos Costa Moreira, 69 anos, perdeu a batalha contra o novo coronavírus. Marcos era foi chefe do cartório eleitoral do bairro Penha de França, na Zona Leste da capital paulista. O sindicato de São Paulo – Sintrajud emitiu nota de pesar

A continuidade das mortes dos servidores evidencia a importância de políticas de distanciamento social e reafirma a necessidade de manutenção do home Office. A realização das eleições vai trazer sérios riscos aos servidores mesmo que os tribunais disponibilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O risco de aglomeração é muito grande.

Casos confirmados nos Tribunais superiores

Supremo Tribunal Federal (STF) - o presidente Luiz Fux testou positivo para o novo coronavírus. Na quarta-feira (16) o tribunal informou que 157 trabalhadores foram infectados pelo novo coronavírus, entre servidores, colaboradores e estagiários.

Superior Tribunal de Justiça (STJ) - ministro Luiz Felipe Salomão e ministro Antônio Saldanha Palheiro testaram positivo para Covid -19.

Tribunal Superior do Trabalho (TST) - presidenta Maria Cristina Peduzzi encontra-se em isolamento desde o dia 16, quando testou positivo para o vírus.

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc