fbpx

Plenária Nacional do Fonasefe reforça mobilização contra Reforma administrativa e privatizações

Evento virtual reuniu várias entidades do serviço público das três esferas e trabalhadores das estatais

Na tarde de sábado (24), a partir das 14 horas, deu-se o início à Plenária Nacional do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, (Fonasefe). Com 900 inscritos, a plenária veio para reforçar a luta dos servidores públicos contra o governo que pretende seguir com o propósito de acabar com o funcionalismo e com isso desmantelar o estado brasileiro.

O evento foi dividido por blocos. No primeiro, os representantes das Centrais Sindicais, presentes fizeram fala defendendo a unidade contra a reforma administrativa e a necessidade de se construir uma forte mobilização para barrar essa proposta, com o engajamento de todos os servidores. Falaram as seguintes Centrais: CUT - Central Única dos Trabalhadores, CSP- Conlutas, CTB - Central dos Trabalhadores Brasileiros, Intersindical da Classe Trabalhadora e Intersindical Instrumento e Luta. Ainda falou no primeiro bloco o Fórum pelo Direito de Liberdade.

Pela Fenajufe participaram os coordenadores: Cristiano Moreira, Fabiano dos Santos, Fernando Freitas, José Aristéia, Ranulfo Filho, Luiz Cláudio Correa, Thiago Duarte, Roberto Policarpo e Juscileide Rondon. Os sindicatos de base da Fenajufe tiveram participação efetiva na atividade marcante pela união contra os ataques do governo e pela manutenção do Estado brasileiro.

A coordenadora Juscileide Rondon passou os informes de atividades no dia 28 em Mato Grosso e reforçou a união para construir políticas de enfrentamento ao governo. Ana Paula Cusinato, da base do MPDF, passou informe das articulações do Distrito Federal diante da ausência do Sindjus DF. Manoel Gerson, falou pelo Sintrajufe/PE e Marcelo Carlini, pelo Sintrajufe RS, igualmente informaram a mobilização nos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul, respectivamente.

Fabiano dos Santos, coordenador geral da Fenajufe falou da importância em avançar no enfrentamento ao
projeto de destruição aos serviços públicos, rebaixamento da classe trabalhadora e contra os ataques propostos nas reformas do governo. O dirigente reforçou a necessidade de mobilização fortalecida para construir a greve geral, em conjunto com as três esferas e as estatais. Para o dirigente “Nossa próxima tarefa é a construção de uma greve geral, com indicativo de um dia de paralização do funcionalismo das três esferas no dia 11 de novembro”.

Já o coordenador Thiago Duarte  disse que "A plenária foi importante como uma etapa da mobilização para o dia 28. Precisamos intensificar a pressão sobre o Governo e Parlamento e só teremos isso com forte mobilização nas ruas, nas redes sociais e em cada parlamentar. Por isso, a importância da participação de cada servidor no dia 28, cada um da sua maneira, mas todos ativamente defendendo o serviço público e contra a reforma administrativa".

Com grande representatividade a plenária teve mais de três mil e quinhentas visualizações online no site do Fonasefe e mais de 120 compartilhamentos. Vale ressaltar que as entidades presentes reforçaram a união com todos os movimentos sociais e da juventude para juntos, defenderem existência dos serviços públicos de qualidade e gratuitos, valorizando a dignidade da pessoa humana.

A Plenária reafirmou engajamento de todo o funcionalismo nas mobilizações programadas para o Dia do Servidor  transformando a data num dia de luta e resistência. As entidades também entendem que é o momento de retomar as atividades de rua e de se construir uma grande greve nacional. Além disso, o evento indicou a criação e fortalecimento de fóruns nos estados em defesa do serviço Público e contra a PEC 32/2020.

Acompanhe atividades nos estados no dia 28:

Acre Ato nesta segunda ( 26) Em defesa da Vida e participar com demais entidades sindicais na mobilização do dia 28.

DF Atividades organizada pelo Stil com alguns sindicatos na Esplanada a partir das 9 da manhã com carro de som e em frente à Câmara Legislativa contra privatização da CEB ( companhia de energia do DF) e as 18 horas ato virtual coletivo. Eventos culturais com a TV Comunitária e canal 12 ( NET)

GO Carreata na Avenida Anhanguera em Goiânia, com encerramento na Câmara Legislativa pela manhã. A tarde, o Forum Goiano contra a Reforma administrativa, participa de live com o Dieese.

PR Realização de atos virtuais nos dias 26,27 e 28 culminando com Twuitaço as 17 horas dia 28.

MA Sindsep-MA realização de live das 16 as 18 horas, explicando danos da Reforma

SC Ato presencial as 10 horas da manhã em Florianópolis e em Chapecó mais campanha de mídia

PB Estado da Paraíba defende ato presencial. No dia 28 serão promovidas várias entidades culturais a partir das 09 horas da manhã.

ES Petição online e participação em live.

RS Frente em defesa do serviço público colocará duzentos Out door nas ruas. Panfletagem nas ruas estratégicas e em frente a prefeitura de Porto Alegre. O Sintrajufe mantém e campanha nas tvs e rádio comunitária.

RN Carreata pelas ruas de Natal, e campanhas nas redes sociais.

RJ Desenvolvendo atividades desde o mês passado, com campanha a longo prazo. Mobilização virtual , campanha de mídia

PE Fórum da Frente sem Medo, em união com as Centrais. Panfletagem a partir das 6 horas da manhã, na Avenida Guararapes em frente aos Correios. Campanhas nas redes sociais , rádio e nos espaços de comunicação.

MG Frente Mineira em defesa do serviço público, distribuição de manifesto próprio assinado por 92 entidades, carta aos parlamentares, webnários. Estão criando uma cartilha para esclarecimentos à população. Distribuição de álcool em gem e máscaras para a população na Praça da Sé de 11 as 13 horas.

PA Fórum paraense participação em ato conjunto com servidores das três esferas nas mobilizações no estado contra a Reforma.

SP Ato híbrido ( presencial e virtual) presencial na Praça da Sé as 16 horas com caminhão de som. As 13:30 ato da CUT na Praça do Patriarca e Panfletagem nas estações do metrô .
14 horas ato contra o marco regulatório indígena em frente ao TRF 3. Mobilização também na baixada, e em Cubatão.

MT Ato na Câmara Legislativa a partir das 14:30. Carreata em Várzea Grande

TO Ato conjunto com sindicatos locais e entidades.

RR Panfletagem e campanha virtual.

A Plenária aprovou Manifesto elaborado pelo Comitê das estatais (AQUI) e Declaração (AQUI).

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc