fbpx

Dieese rebate estudo da CNI que aponta o Brasil como um dos países que mais gastam com salários de servidores

Os dados distorcidos foram divulgados, estrategicamente, na véspera do Dia da Servidora e do Servidor Público

Na semana de atividades pelo Dia da Servidora e do Servidor Público, onde diversos atos nos estados reforçaram a importância do funcionalismo para a sociedade, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) enviou para o Ministério da Economia e para autoridades do Legislativo um estudo que indica o Brasil como um dos países que mais gastam com salários de servidores. Estrategicamente, o estudo foi divulgado na véspera do dia 28 de outubro.

De acordo com a CNI, as despesas com servidores da União, dos estados e municípios corresponderam a 13,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, enquanto a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE - seria de 9,9% do PIB. No ranking divulgado pela Confederação, o Brasil está à frente da Suécia (12,7%), França (12,1%), Itália (9,5%) e Alemanha (7,5%).

No entanto, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), refutou os números distorcidos da CNI e indicou que "o serviço público brasileiro não tem excesso de pessoal, como reconhece a Nota Econômica nº 15/2020". O Dieese registra que o Brasil tem 12,5% de empregados no setor público, contra 21,1% na média da OCDE. Ou seja, assinala déficit de pessoal na comparação com outros países.

O equívoco, contudo, está no fato de que a estatística citada pela CNI, com base em dados do Fundo Monetário Internacional - FMI - indicando média de gasto de 9,9% da OCDE, se limita aos servidores públicos em atividade, não incluindo os aposentados.

Além desse erro grosseiro, continua o Dieese, "a CNI desconsidera que os dados do FMI não são bem padronizados, distorcendo a comparação entre países. Enquanto no Brasil as despesas intra-orçamentárias (contribuição do governo aos Regimes Próprios) e a imputação contábil do déficit previdenciário inflam os gastos com pessoal apresentados ao FMI, na maior parte dos países da OCDE isto não é feito. Sem as imputações, o gasto com servidores ativos no Brasil está no mesmo patamar do que a média da OCDE". 

Acesse AQUI a análise do Dieese.

Bolsonaro e Guedes mentem

Em matéria publicada no dia 20 de outubro, a Fenajufe mostrou que Jair Bolsonaro e Paulo Guedes estão mentindo para a população. Eles afirmam que o governo estima uma economia de R$ 300 bilhões ao longo de 10 anos com a Reforma Administrativa (PEC 32/2020).

Na verdade, trata-se de valor hipotético e inclui medidas que não estão no texto da PEC. Guedes falou pela primeira vez sobre essa "economia" em evento no Instituto de Direito Público de Brasília (IDP), no dia 10 de setembro. O ministério da Economia informou que a origem do valor está numa nota técnica feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea. Contudo, o estudo foi publicado quatro dias depois da fala de Guedes no IDP e inclui medidas que não estão no texto da reforma.

Para viabilizar a proposta, o governo engana sobre a economia que a reforma trará e, novamente, não divulgou os documentos que embasam a Reforma Administrativa - como ocorreu no debate sobre a reforma da Previdência.

Leia mais: Bolsonaro e Guedes mentem sobre economia de R$ 300 bi com Reforma Administrativa

Sala de Entrevista

O Sala de Entrevista – Especial Live da Fenajufe – desta quinta-feira (29), apresenta o Movimento a Serviço do Brasil. A iniciativa nasceu na Coordenação de Comunicação da Fenajufe – fruto de uma decisão em reunião Ampliada no dia 22 de Agosto com os Sindicatos da base - e hoje soma-se a outras 25 entidades.

Repercussão na mídia

No dia da Servidora e do Servidor Público, o Movimento a Serviço do Brasil ganhou destaque na mídia. Uma nota sobre o movimento foi publicada na coluna Painel da Folha de S. Paulo e no Correio Braziliense, além de um artigo escrito pelo coordenador Isaac Lima publicado no portal Congresso em Foco.

Leia mais: Movimento a Serviço do Brasil é destaque na Folha de S.Paulo

Vídeo-manifesto

Marcando as comemorações do Dia da Servidora e do Servidor Público, nessa quarta-feira (28), o movimento lançou um vídeo-manifesto contra a Reforma Administrativa de Bolsonaro e Paulo Guedes.

Assista:

 

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc