fbpx

Live da Fenajufe vai debater racismo estrutural e  branquitude no PJU

Convidados são a jornalista Kelly Quirino e o pesquisador Eliseu Amaro. Transmissão acontece na quinta-feira, 19, a partir das 18h30 via Facebook e Youtube da Federação.  

O Sala de EntrevistaEspecial Lives da Fenajufe —, desta quinta-feira (19), realizará um debate oportuno e de grande importância sobre o racismo. Conceituar racismo não é tarefa fácil.É visível na discriminação com base na inferiorização da raça, da cor da pele e nas percepções sociais.  A sociedade brasileira precisa desconstruir esse sentimento e buscar  relação de igualdade entre as raças e classes sociais. 

A naturalização de situações que promovam a  discriminação forma o racismo estrutural, vivenciado por servidoras ,servidores  e trabalhadoras e trabalhadores nas várias instituições em que trabalham. Com o tema “Por que precisamos discutir estado, branquitude e racismo no Judiciário Brasileiro?”, a Fenajufe realiza o debate  na Live desta quinta-feira, como sugestão de reflexão para a categoria que em muitos momentos minimiza situações de racismo ou invisibiliza a luta de negros e negras no quadro da instituição.

Convidados:

Kelly Quirino é Jornalista, Mestre e Doutora em Comunicação. É professora universitária e pesquisadora em Relações Raciais, Gênero, Jornalismo e Comunicação. Foi pesquisadora visitante da Tulane University em Nova Orleans; cursou o Women’s Leadership da Colúmbia University em Nova York. Foi eleita entre as 115 mulheres negras no Brasil na luta antirracista pelo jornal Correio da Bahia.

Eliseu Amaro é Pesquisador das questões etnorraciais e professor efetivo na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) pós-graduado em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB) e em História e Cultura Afro-brasileira e Africana pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Metafísica pela Universidade de Brasília.

A mediação é do Coordenador da Fenajufe Luiz Cláudio Correa que é servidor da Justiça do Trabalho no Amazonas, Presidente do Sitraam, professor, militante sindical, do Movimento Negro e dos direitos humanos.

Acompanhe pelo:

Facebook - https://www.facebook.com/fenajufe.nacional/

YouTube - https://bit.ly/3bGcuGj

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc