fbpx

Fenajufe divulga encaminhamentos aprovados no 5º Encontro do Coletivo Nacional de Técnicos do Judiciário e MPU

Fenajufe divulga encaminhamentos aprovados no 5º Encontro do Coletivo Nacional de Técnicos do Judiciário e MPU

Com a participação de 19 Sindicatos, o encontro se tornou o maior da história

A Fenajufe divulgou, nessa terça-feira (15), os encaminhamentos aprovados no 5º Encontro do Coletivo Nacional da Fenajufe de Técnicos do Judiciário e do MPU - Contec. O encontro, por videoconferência, ocorreu no último sábado, 12, e contou com a participação de 19 Sindicatos de base. Ao todo, foram 96 inscritos entre Delegados(as) e Observadores(as).

Pela Federação, participação da coordenadora Lucena Pacheco e dos coordenadores Charles Bruxel, Engelberg Belém, Evilásio Dantas, Fernando Freitas, José Aristeia, Leopoldo de Lima, Luís Cláudio, Ramiro López, Roberto Policarpo, Ronaldo das Virgens e Thiago Duarte.

Durante o evento, temas importantíssimos para os Técnicos Judiciários e do MPU foram debatidos: os impactos da Reforma Administrativa, Nível Superior, Fórum Permanente de Carreira, entre outros pontos de interesse dos Técnicos.

Ao final dos trabalhos, os delegados aprovaram 15 propostas que foram levadas à Diretoria Executiva da Fenajufe. São elas:

1. Caracterização do novo perfil profissiográfico do Técnico do PJU e do MPU
Sobre a Modernização da Carreira, Gestão por Competências e a necessidade da implantação da exigência de grau superior para o cargo de técnico judiciário aprova-se:
As mudanças nos fluxos e processos de trabalho dentro do PJU e do MPU vêm evoluindo desde o início dos anos 2000 com muita celeridade, incorporando tecnologias, eliminando procedimentos e processos físicos de trabalho, deixando obsoletos mecanismos físicos e trazendo para o digital o centro dos processos. O uso do Processo Eletrônico, que permite às Administrações incluírem módulos cada vez mais complexos de procedimentos dentro do mesmo fluxo de trabalho, exige dos servidores atuação do início ao fim do processo de trabalho, da fase de conhecimento até a fase de execução na produção dos atos processuais. Essa atuação inclui, ainda, a tomada de decisão, elaboração de votos, entre outros procedimentos cada vez mais específicos, e que produzem demandas para a Gestão de Pessoas de adequação das atribuições dos cargos, das competências, de conhecimento, e da carga de responsabilidade, tornando mais complexas às atribuições iniciais previstas para os cargos efetivos. Tudo isso caracteriza um novo perfil profissiográfico que justifica e torna urgente a atualização do cargo de técnico judiciário elevando seus requisitos de escolaridade, bem como suas competências, habilidades e atitudes, num perfil profissiográfico compatível com as atividades desempenhadas, adequando-o às atuais necessidades institucionais já previstas pelas resoluções do CNJ e dos Tribunais para a prestação jurisdicional, corrigindo distorções, valorizando o cargo e robustecendo a carreira.

2. Realização do estudo

a. Realização do estudo técnico do Dieese sobre a evolução do cargo de Técnico Judiciário do PJU e do MPU. Que a Fenajufe contrate um estudo até o dia 28 de fevereiro, com objetivo de demonstrar a discrepância entre os requisitos de acesso e atribuições do cargo que consta nas Leis 11.416/2006 e 11.415/2006 e as atuais atribuições, habilidades, competências, evolução das atividades e requisitos de conhecimento formal necessários para responder às exigências necessárias para exercer as atividades funcionais que derivam dos processos de trabalho, na informatização e automação, resultantes das mudanças tecnológicas que foram implementadas com a virtualização dos processos de trabalho e justificativa para o NS. O estudo deverá instrumentalizar os representantes da Fenajufe na mesa do Fórum Permanente de Carreira e Gestão de Pessoas do CNJ, onde será entregue para servir de insumo ao debate do Nível Superior para o cargo de Técnico. O Estudo seja apresentado em até noventa dias.

b. Que o Jurídico da Fenajufe realize um estudo aprofundado sobre as alternativas de encaminhamento para aprovação do Nível Superior para Técnicos Judiciários e do MPU, com base na legislação e normativos atuais. Inclusive, com possibilidade de contratação de consultoria de advogados especialistas neste assunto, a exemplo de Rudi Cassel ou outro(s) com históricos reconhecidos em ganho de causas similares.

3. Que a Fenajufe oriente os sindicatos quanto à sensibilização da Gestão de Pessoas dos Tribunais acerca da necessidade de propor às administrações a defesa do atributo de Nível Superior para o cargo de Técnico Judiciário como uma mudança necessária para consolidar a aplicação da gestão por competência de forma mais adequada à Lei da Carreira. Da mesma forma em relação ao MPU.

4. Informações sobre o cumprimento de itens da Carta de Teresópolis
Demandar informações à direção da Fenajufe sobre o cumprimento dos itens contidos na Carta de Teresópolis, que foi aprovada em mais de um fórum nacional convocado pela Federação.

5. Propostas de estratégia:

a. avançar no convencimento do STF, demais Tribunais, CNJ para Projeto de lei PCS incluindo o NS para os Técnicos do Judiciário. Da mesma forma em relação ao MPU.

b. Excluir a condição de Administrativo ou Judicial área fim, pois todos são habilitados para ambas as áreas administrativas e judiciais.

6. Denúncia de assédio sexual e moral

Que a Fenajufe e demais sindicatos divulguem a denúncia de assédio sexual e moral e a morosidade na apuração pelo presidente do TRF4, conforme as matérias publicadas pelo Sintrajufe/RS. Haverá ato dia 15/12 às 14h em frente ao TRF4, em Porto Alegre/RS, observadas as medidas de biossegurança contra o contágio e proliferação do coronavírus, podendo fazer moção de repúdio também.

7. Usar a Comissão de Gestão de Carreira dos Servidores para pressionar o STF a aprovar o NS, com urgência.

8. Orientar os Sindicatos a enviarem e-mails aos técnicos, explicando nossa atual situação de risco de extinção, com texto padrão criado por comissão.

9. Que a Fenajufe faça mais uma pesquisa de intenção de votos dos parlamentares acerca da Reforma Administrativa, encaminhá-la aos sindicatos para disponibilizarem a planilha a todos os servidores. A pesquisa deverá conter o número de votos contrários, favoráveis e indecisos.

10. Orientar que os Sindicatos disponibilizem em seus sites carta aos parlamentares, solicitando apoio, onde só com um clique, envia mensagens em lote ou atualização das cartas já existentes.

11. O envio de e-mails e mensagens em todas as redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, msn, Sparkle etc). Fazer minuta e entregar em mãos aos parlamentares e quando possível agendar pessoalmente nos gabinetes tanto do Congresso quanto a entrega, por servidores, nos gabinetes regionais (cidades de origem dos parlamentares), observando que a Fenajufe deve organizar e gerenciar essas visitas não só no Congresso, mas também as visitas nos gabinetes de origem dos deputados e senadores.

12. Os Técnicos Judiciários do PJU e MPU, reunidos no 5º Encontro do Coletivo Nacional da Fenajufe de Técnicos do Judiciário e do MPU - Contec, propõem que a Fenajufe construa calendário de mobilização unitária da categoria, somando-se às demais categorias de Servidoras e Servidores públicos e das estatais das diferentes esferas, na construção da greve unitária do serviço público, para que lutemos nas ruas e em todos os campos (STF/PGR/Congresso Nacional etc) contra a reforma administrativa, em defesa do serviço público e da carreira judiciária e ministerial, contemplando as reivindicações dos diversos segmentos da categoria, inclusive a valorização dos Técnicos Judiciários e do MPU.

13. Que seja estipulado o dia 8 de dezembro como o Dia Nacional de Valorização e Luta das Carreiras do PJU MPU.

14. Que seja orientado aos Sindicatos a criação dos Núcleos de Técnicos Judiciários.

15. Nota ou Moção de Repúdio pela atitude da Diretoria do Sindjus/DF e Sindjuf/SE pela forma arbitrária que impediram a base desses Estados de participarem do Contec.

A Comissão Organizadora do 5º Contec foi composta pelos coordenadores Charles Bruxel, Fernando Freitas, Leopoldo de Lima, Ronaldo das Virgens e Thiago Duarte.

Sindicatos filiados presentes: Sitraam/AM-RR; Sindjus/AL, Sindjufe/BA, Sintrajufe/CE, Sindissetima/CE, Sinpojufes/ES, Sinjufego/GO, Sitraemg/MG, Sindjufe/MS, Sindjuf/PA-AP, Sindjuf/PB, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, Sisejufe/RJ, Sintrajurn/RN, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC, Sintrajud/SP, Sindiquinze/SP.

 

Raphael de Araújo, da Fenajufe 

Pin It

afju fja fndc