fbpx

Fenajufe articula indicação de Conselheiro ao Fórum Permanente de Carreira no CNJ

Objetivo é agilizar retomada dos trabalhos para resolução de importantes  questões para a Categoria. Fórum foi instalado em julho de 2020

Os coordenadores Fernando Freitas e Roberto Policarpo construíram hoje, 3, uma importantíssima conquista para a Fenajufe e toda a categoria, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em reunião com o Secretário-Geral Valter Shuenquener de Araújo, os dirigentes articularam a indicação do Conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, para coordenar os trabalhos do Fórum de Discussão Permanente de Gestão de Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União. O Fórum Permanente de Carreira foi instalado em julho de 2020 e está parada por falta de coordenação desde a saída da coordenadora, a Conselheira Cristiana Ziouva, não reconduzida pela PGR ao Conselho.

A definição por Bandeira de Mello Filho começou a ser construída a partir de uma reunião entre Roberto Policarpo e o Conselheiro, já na segunda-feira, 1. Conhecedor das pautas das Servidoras e Servidores Públicos, ele exerceu por muitos anos a função de Secretário-Geral da Mesa do Senado.  

Ainda durante a reunião desta quarta-feira, 3, após consultado pelo Secretário-Geral, Bandeira concordou em assumir a coordenação dos trabalhos, o que permitirá retomada das discussões no âmbito da Comissão. Agora, a Fenajufe aguarda o fim das tratativas e a oficialização de Bandeira na função, para pressionar pela retomada das discussões.

Outro tema tratado com Valter Shuenquener foi a possibilidade de reunião entre a Fenajufe e o presidente do CNJ e do STF, ministro Luiz Fux. Freitas e Policarpo pediram intervenção direta do Secretário-Geral na questão.

Segundo Policarpo, a audiência com Fux é urgente e necessária a partir das definições que estão em curso no país, principalmente da situação dos Serviços Públicos frente às reformas pretendidas pelo governo. Ele defendeu ainda junto ao Secretário-Geral, que a retomada dos trabalhos do Fórum de Carreira poderá agilizar soluções para angústias antigas da Categoria e que precisam de resposta, como é o caso da alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico, na pauta da audiência solicitada a Fux.

Na mesma linha o coordenador Fernando Freitas reforçou a importância da proximidade da Fenajufe com o Conselho, principalmente para buscar soluções e mecanismos que possibilitem saídas ao cenário de ataques que está posto. Para Freitas, estreitar os laços não só com os Conselheiros, mas principalmente com o Conselho (o corpo funcional que movimenta a máquina), permitirá a construção dessas soluções.

Por sua vez, Valter Shuenquener se comprometeu a reforçar junto aos responsáveis pela agenda do ministro Fux, a importância da reunião a ser realizada e, mais uma vez, se colocou à disposição para tratar dos assuntos que forem do interesse dos(as\) servidores(as).

A audiência com Fux foi objeto de ofício encaminhado ao STF, solicitando audiência para tratar de assuntos de interesse dos(as) Servidores(as) do PJU (acesse AQUI). Assinado pelos plantonistas Leopoldo de Lima e Roberto Policarpo, traz na pauta, além das questões relacionadas à pandemia e teletrabalho, assuntos como a reforma administrativa, a política salarial da Categoria, a mudança de escolaridade para o ingresso no cargo de técnico judiciário (NS) e outros pontos apresentados como reivindicações dos servidores, entregue ao Fórum de Discussão Permanente de Gestão de Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, em 16 de novembro de 2020.

Pauta de reivindicações encaminhada ao Fórum de Carreira

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc