fbpx

PEC Emergencial: Lira quer votar proposta na próxima quarta-feira (10)

PEC Emergencial: Lira quer votar proposta na próxima quarta-feira (10)

A orientação da Fenajufe continua sendo intensificar a mobilização. Federação disponibilizou lista com os contatos dos deputados; pressione!

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que pretende votar a PEC Emergencial (186/19) já na próxima semana. A proposta foi aprovada ontem no Senado e prevê o congelamento de salário dos servidores, enquanto durar estado de calamidade pública, em troca de nova rodada do auxílio emergencial com teto de gastos estabelecido em R$ 44 bilhões - cifra que pagará valor ínfimo à população por poucos meses.

Assim como Rodrigo Pacheco (DEM-MG) fez no Senado, Arthur Lira também vai acelerar a tramitação da PEC na Câmara: sem as comissões, a matéria será levada diretamente ao Plenário para discussão já na segunda-feira (8), aprovação da admissibilidade na terça-feira (9) e votação em dois turnos na quarta-feira (10).

Lira indicou o deputado Daniel Freitas (PSL-SC) para a relatoria da PEC 186 na Casa. O parlamentar está em seu primeiro mandato e compõe a base de apoio do governo.

A chamada "PEC da Chantagem" congela salário dos servidores, proíbe promoções, progressões e concursos se no período de doze meses, a relação entre despesas correntes e receitas correntes, superar 95%. Isso para viabilizar nova rodada do auxílio emergencial à população no valor de R$ 250,00. Ou seja, menos de um quarto do salário mínimo. As regras se aplicam aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e ao Ministério Público.

Os estados e municípios estão sujeitos à mesma regra dos 95%, porém de forma facultativa. No caso desses entes da federação, também será possível acionar as medidas de contenção de gastos quando a relação entre as despesas correntes e as receitas correntes atingir 85%. Nesse cenário, a implementação dependerá apenas de atos do Executivo, com vigência imediata.

A orientação da Fenajufe continua sendo intensificar a mobilização. A Federação divulgou lista com os contatos dos senadores durante a tramitação no Senado e disponibiliza, desde já, os contatos dos deputados: e-mail's, telefones e redes sociais.

Pressione, envie mensagens e cobre dos parlamentares! A PEC 186 deve ser barrada na Câmara:

Acesse aqui a lista com os E-MAILS e REDES SOCIAIS DOS DEPUTADOS e pressione!

Acesse aqui a lista com os CELULARES DOS DEPUTADOS e pressione!

 

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Com informações da Assessoria Parlamentar e Agência Senado

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Pin It

afju fja fndc