fbpx

Dia Mundial do Combate ao Câncer: neoplasia é a segunda causa mortis no país e no mundo.

Dia Mundial do Combate ao Câncer: neoplasia é a segunda causa mortis no país e no mundo.

A data alerta para a conscientização  e prevenção da doença; hábitos alimentares saudáveis podem evitar 85% dos casos.

No dia 08 de abril comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data é para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção com a doença que ocupa o segundo lugar em casos de mortes no Brasil e no mundo.

De acordo com estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o país deve registrar 625 mil novos casos para cada ano do triênio 2020/2022. Ainda segundo o Instituto, a neoplasia que mais atinge o brasileiro é o câncer de pele, seguido de próstata e de mama.

A incidência gritante da doença na população poderia ser evitada com detecção precoce através de exames periódicos. Aliados à hábitos saudáveis e cuidados com o corpo físico, 85% dos canceres podem deixar de existir. Por isso a conscientização é tão importante.

As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis.Fatores externos como o ambiente em que se vive, mal hábitos como ingestão de alimentos processados e gordurosos, obesidade, sedentarismo, tabagismo e uso abusivo de álcool são responsáveis por aproximadamente 30% da doença.

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Em dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, (SBC) a cada ano, 8,2 milhões de pessoas morrem e mais de 32 milhões vivem com a doença no mundo todo.

A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é um sinal de alerta para que sociedade, governos, e organizações reconheçam a importância da prevenção dos vários tipos de neoplasia existentes e incentivem a cura com hábitos saudáveis e bons costumes.

Como comportamentos de prevenção recomenda-se a prática de atividades físicas e alimentação rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Inclua em seu dia a dia grãos integrais, leguminosas, vegetais e muitas frutas, pois oferecem diversos benefícios à saúde das células e do organismo como um todo.

Conheça alguns:

  • Frutas e vegetais – maçã, uva, brócolis, couve, e outros vegetais folhosos verde-escuros ajudam na proteção contra o surgimento dos cânceres de pulmão, cólon, mama, próstata, boca e estômago;
  • Fibras – arroz integral, abóbora, chia, aveia crua são protetores contra o surgimento do câncer do intestino grosso;
  • Legumes e grãos – tomate, feijões, ervilhas, lentilhas ajudam na prevenção do câncer de estômago e pâncreas.

Outras datas relacionadas à prevenção do câncer:

04/02 -Dia Mundial do Câncer

27/11- Dia Nacional de Combate ao Câncer

Outubro Rosa- Mês de prevenção ao câncer de mama.

Novembro Azul- Mês de prevenção e conscientização ao câncer de próstata.

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Imagens; (Divulgação/reprodução)

Pin It

afju fja fndc