fbpx

Covid-19 continua implacável e aumenta lista de servidores mortos no Judiciário

Servidores do PJU engrossam lista de vítimas e número de mortos se aproxima de duas centenas. Registros  são de vários estados, confira lista

O país acompanha estarrecido o alarmante aumento no número de mortes por Covid-19. O Brasil registra diariamente quase 4 mil mortes por infecção pelo novo coronavírus. As novas variantes do vírus, ganharam resistência e redobraram o poder de letalidade. As mortes tem ocorrido em todas as faixas etárias. Óbitos de jovens e crianças desafiam a ciência.

No Judiciário não tem sido diferente. A doença tem vitimado servidoras e servidores cada vez com maior incidência. A retomada ao trabalho presencial é fator determinante para esse contingente, uma vez que muitos tribunais não oferecem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma efetiva, e não possibilitam o distanciamento social nos locais de trabalho.

A aceleração da Covid e mortes nos estados levou governantes a intensificar medidas restritivas e em algumas cidades o lockdown foi retomado, assim como o toque de recolher implementado. As ações, no entanto, não foram suficientes para impedir o aumento progressivo de casos. O sistema de saúde entrou em colapso e o país padece em macas e corredores de hospitais.

No mês de março o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, suspendeu as atividades presencias em 12 municípios após registrar a morte de sete servidores e constatar contaminação em mais de setecentos trabalhadores em todo o estado. Nesta semana, foi a vez do sindicato do judiciário do Pará (Sindju-PA) divulgar a morte de 30 servidores, desde o início da pandemia. Foram registradas mortes nas últimas semanas também na Justiça Federal de Goiás, no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará e Igualmente o Tribunal Regional do Trabalho de Manaus – TRT 11 região – As informações são dos sindicatos de base, Sindjufe/MT, Sinjufego/GO, Sintrajufe/CE e Sitraam/AM.

A Fenajufe tem acompanhado com lamento o crescimento de óbitos por todo o país e que afetam principalmente Oficiais de Justiça e Agentes de Polícia Judicial que não deixaram de exercer suas funções na pandemia. Só os OJAfs, engrossam a lista com 61 servidores. Em todos os estados, famílias inteiras não tem sequer o direito de enterrar seus entes queridos. O Brasil está na UTI e precisa de vacinação urgente.

E é com esse cenário caótico que o governo Bolsonaro quer uma reforma que vai penalizar ainda mais a população. Com a aprovação da PEC 32, o acesso a saúde pública será negado principalmente para os mais vulneráveis. A Fenajufe e demais entidades de defesa do serviço público pede suspenção da tramitação da PEC, enquanto a pandemia não seja erradicada no país. A prioridade é com a vida e saúde.

Veja lista :https://www.fenajufe.org.br/images/MORTES

 

Joana Darc  Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc