fbpx

Fenajufe participa de live do Movimento a Serviço do Brasil sobre  a  importância do SUS no combate a pandemia

Webinário trouxe a valorização dos serviços e os efeitos nocivos da PEC 32 para a sociedade como um todo

O coordenador de comunicação e imprensa da Fenajufe, Isaac Lima participou nesta manhã (20) de webinário promovido pelo Movimento a Serviço do Brasil (MSB).O evento proporcionou o debate sobre a importância dos serviços e dos servidores públicos, principalmente nesse momento de pandemia vivido no país.

A Live abordou as consequências que a PEC 32 vai trazer para a população e o papel da saúde pública durante a crise sanitária desencadeada pela pandemia de Covid 19. Isaac Lima enfatizou a iniciativa do MSB de realizar discussões que esclareçam a sociedade sobre o que é de fato, a reforma administrativa proposta pelo governo. Isaac reconhece essa deficiência de informações nas camadas sociais e o papel da Movimento a Serviço do Brasil para “preencher a lacuna de informações” tão necessárias nesse momento para a população.

O coordenador ressaltou a importância de valorização do servidor público. Segundo ele, quando o servidor se organiza e reivindica melhores condições de trabalho, não está pensando nos interesses dele. “Ele está pensando principalmente nos interesses da população”. “Quando a gente fala que somos contra a reforma administrativa, nós somos contra essa reforma porque, essa reforma, não melhora o serviço público para a população”, enfatiza.

Para concluir, o dirigente reforça a precariedade em que se encontra a saúde pública no país e reafirma que com a aprovação da PEC 32, “teremos uma queda na qualidade dos serviços e haverá aumento da interferência política dentro do serviço público”.  Segundo ele, essa interferência vai acentuar os casos de assédio moral no serviço público que muitas vezes” são recorrentes”.

O debate contou ainda com a participação do coordenador de Saúde dos Trabalhadores e Previdência, Guilherme Peres, representando a Fenajud e da presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros e Conselheira Nacional de Saúde, Shirley Marshal Díaz Morales. Juntos, concordam que a aprovação da reforma administrativa além da precarização dos serviços, vai trazer perda da estabilidade mediante interferência política, achatamento salarial e o aumento de assédio moral no funcionalismo.

Shirley Morales pontuou o crescimento da incidência de problemas na saúde mental das servidoras e servidores da saúde. O fato de estarem na linha de frente da pandemia, os tem sobrecarregado física e emocionalmente.  A presidenta da Federação lembrou que o profissional não tem proteção alguma e sequer, direito a férias.

Guilherme reafirma a importância do Sistema único da Saúde no processo de vacinação. Para ele, “dentro desse momento em que estamos vivendo o governo resgata uma reforma proposta no ano da pandemia e tenta colocar no momento mais inoportuno possível”. Para finalizar, o coordenador diz que a PEC32 é uma reforma neoliberal do mercado financeiro, para atender interesses privados, deixar hospitais e postos de saúde e todo atendimento dos serviços na mão de empresas privadas que vão terceirizar e precarizar os direitos dos trabalhadores.

O Movimento a Serviço do Brasil é uma iniciativa em defesa do Serviço Público. Para entrar em contato com os organizadores envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. São 26 entidades representando mais de 400 mil servidores e servidoras públicos em todos os estados, na luta contra a reforma e na defesa dos Servidores Públicos.

A live poderá ser revista a qualquer momento. Basta acessar o Youtube do Movimento.

Petição On Line

Reforçando a mobilização contra a PEC 32/2020 – reforma administrativa –a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público divulgou petição pública colhendo assinaturas. O documento é endereçado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL). Para assinar a petição on line, acesse http://chng.it/qwM4drMs.

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe 

Pin It

afju fja fndc