fbpx

Ampliada da Fenajufe: defesa de direitos é luta marcante dos sindicatos do Judiciário

Informes do sindicato mostram a participação em Fóruns nacionais e Estaduais e busca de união na luta contra a reforma administrativa

Delegadas e Delegados participantes da Reunião Ampliada da Fenajufe neste sábado, 15, deram início à fase de informes, trocando experiência acerca das lutas e ações desenvolvidas ao longo do período e reafimando o compromisso das entidades, na luta pela defesa dos direitos da categoria.

Nos relatos, a preocupação com o agravamento dos ataques contra trabalhadores e trabalhadoras, tanto públicos quanto privados, mas, em contrapartida, a intensificação da presença das Entidades na luta também por outros segmentos que não o Serviço Público.

Temas como as ações em defesa das prerrogativas da categoria e a atuação dos sindicatos em frentes  amplas como os Fóruns Estaduais e campanhas nacionais, como o Levante Nacional Feminista contra o Feminicídio. Ainda nos informes, outra questão tratada são as recentes movimentações do CSJT na elaboração de proposta de reestruturação interna e a ameaça à VPNI dos OJAFs.

Importância da Fenajufe

Manifestação anotada por vários sindicatos foi o ganho político da Fenajufe a partir da obtenção do Registro Sindical. Mas, como bem registraram os dirigentes em suas falas, a ausência do registro nunca foi impeditivo da atuação da Fenajufe e da conquista de objetivos na defesa dos interesses da categoria.

Críticas ao divisionismo

Outro ponto que chama a atenção nas falas foi a indignação às ações divisionistas empreendidas na categoria, como foi o caso do Sindjus/DF que optou pela desfiliação e a separação, do conjunto da categoria, na luta contra a extinção dos serviços públicos. Delegadas e Delegados lamentaram a ausência da base do Distrito Federal e acolheram a oposição à Direção do Sindjus/DF, presentes à Ampliada na condição de ouvintes.

A crítica mais incisiva a esta divisão que ameaça sobremaneira servidoras e servidoras do Judiciário Federal, veio do coordenador Fernando Freitas. Para ele, a opção política da base no DF com a eleição da atual direção do sindicato, aponta alinhamento ao projeto tocado por Bolsonaro contra os serviços públicos. Acompanhe:



Na última etapa da Ampliada, o plenário virtual passou a analisar as propostas de resolução referentes aos demais temas da pauta.

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc