fbpx

Atos contra a reforma administrativa mobilizam todo o país

Atos contra a reforma administrativa mobilizam todo o país

Atividades aconteceram nas capitais e interior; em Brasília manifestação aconteceu no Anexo II da Câmara dos Deputados

Sociedade civil, movimentos sociais, partidos de esquerda se uniram às servidoras e servidores públicos das três esferas nessa manha de protestos em todo o país.  Os protestos e manifestações contrárias à aprovação da PEC/32 ocorreram em vários estados e continuam durante todo o dia.

Houve adesão em massa dos sindicatos de base que, junto aos outros movimentos sociais protagonizaram ações de rejeição não só á Reforma administrativa, como também ao governo Bolsonaro que acentuou a pobreza, miséria, desemprego, violência e as várias formas de desigualdades sociais.

Desde as primeiras horas do dia, os setores do funcionalismo público se organizaram em atividades diversas de forma virtual e presencial. Em muitos estados as manifestações alcançaram grande intensidade e expressividade.

Em Brasília, o local escolhido pelos manifestantes foi o Anexo II da Câmara dos Deputados, que no momento realizava audiência pública sobre a temática.

A atividade reuniu entidades de defesa do serviço público como a Frente Parlamentar Mista, Servir, também entidades do Fonasefe como Fenasps, Andes, além das Centrais sindicais, Movimento de trabalhadores rurais Sem Terra (MST) e diversas categorias como correios, bancários,  da área da saúde e educação entre outras.

No momento de fala o deputado Rogério Correa um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público ressaltou a importância do ato. Segundo o deputado, manter a pressão aos parlamentares é fundamental e imprescindível.

O deputado lembrou que Arthur Lira anunciou que irá colocar a PEC em votação no próximo dia 26  visando levar a plenário até a primeira quinzena do mês de setembro.

Outros parlamentares reforçaram a necessidade de manter a luta até derrubar a proposta de Reforma administrativa e também o governo. Fizeram fala as deputadas Erika Kokay, (PT/DF) Alice Portugal (PCdo B/BA) e Viviane Reis do PSOL/PA, além dos deputados Israel (PV/DF), Paulo Pimenta/PT/RS, Bohn Gass ( PT/RS)

A data de hoje, definida como um dia Nacional de Greve é deliberação do Encontro das (os) Trabalhadoras(es) do Setor das Três Esferas ocorrido nos dias 29 e 30 de julho. Durante todo o dia várias atividades estarão acontecendo nos quatro cantos do país.

Realizaram manifestações na parte desta manhã (18) os seguintes sindicatos: Sindjus/AL, realizaram uma manifestação gigante em frente a casa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL). O tempo chuvoso e frio de Porto Alegre não impediu a participação conjunta do Sintrajufe/RS, com demais categorias unidas contra o retrocesso, privatizações, e a destruição dos serviços, travestidos de reforma administrativa. 

Além desses, Sintrajufe/PE, Sintrajufe/MA, Sitraam/AM, Sintrajud/SP, Sindjufe/MS, Sintrajufe/CE/,Sindiquinze/, Sitraemg/MG, Sindjufe/MT, Sintrajusc/SC, Sindjufe/BA, Sinjufego/GO, Sisejufe/RJ, também tiveram participação ativa nos atos. Alguns se somarão em mobilizações conjunta na parte da tarde em seus estados.

Novos atos estão sendo programados para o dia 7 de setembro.

Pressão total nos deputados! Resistência Digital Contra a PEC 32 (Grupo Tamo Junto contra PEC 32)

Com intuito de engajar ainda mais os servidores e servidoras do PJU e MPU na construção das mobilizações e fazer pressão sobre os parlamentares para votarem contra a PEC 32, a Fenajufe formou grupo de WhatsApp de “Brigada Digital”.

O objetivo é dar ampla divulgação sobre o tema da Reforma Administrativa, quadro de mobilização, promover troca de informações a respeito do tema, repassar materiais, disponibilizar links de redes sociais/ celulares dos deputados e senadores para uma pressão diária e organizada.

Link para entrar no grupo: https://chat.whatsapp.com/Cjb23i2ainHLsXvqeIqt9I

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc