fbpx

Servidoras e servidores da Eleitoral avançam em temas importantes para a categoria no Encontro Nacional deste sábado (21)

Servidoras e servidores da Eleitoral avançam em temas importantes para a categoria no Encontro Nacional deste sábado (21)

Propostas serão apresentadas para deliberação da Diretoria Executiva da Fenajufe

Na retomada dos trabalhos da tarde no Encontro Nacional de Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral - Eneje -, neste sábado (21), os representantes dos Sindicatos de base apresentaram os informes regionais e propostas a serem submetidas à Direção Executiva da Fenajufe.

Participação registrada das coordenadoras Juscileide Rondon e Lucena Pacheco e dos coordenadores Edson Borowski, Fabiano dos Santos, Leopoldo de Lima, Ramiro López e Roberto Policarpo. A coordenação da mesa, como na parte da manhã, ficou com os coordenadores da comissão organizadora: Edson Borowski e Fabiano dos Santos.

Informes dos Sindicatos

Nas falas, preocupação com diversas questões importantíssimas para as servidoras e servidores da Eleitoral: cartórios abertos, atendimento presencial ao público, trabalho remoto e reconhecimento das horas extras para servidores nessa modalidade, teletrabalho, Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), situação dos mesários, ampliação do quadro (como em Mato Grosso do Sul), entre outros apontamentos. Os participantes relataram também a participação nos atos nacionais do dia 18 de agosto - 18A - contra a reforma administrativa (PEC 32/20).

A segurança sanitária e até física nas eleições de 2022 também esteve nas discussões, uma vez que os servidores estarão expostos a todo tipo de violência no pleito do próximo ano devido aos reiterados ataques de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e à democracia.

Outro ponto destacado nas manifestações é a importância da conscientização da população acerca da lisura e confiabilidade do processo eleitoral. Uma saída seria um reforço do TSE na veiculação de campanhas em cadeia de rádio e TV.

Propostas

Após os informes, foram apresentadas à mesa as propostas dos estados para deliberação da Diretoria Executiva da Federação.

Impeachment de Bolsonaro

Ao final do encontro, o coordenador Edson Borowski anunciou no Eneje que a diretoria aprovou autorização para que Fenajufe ingresse com pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro, contemplando as ameaças golpistas e ataques à Justiça Eleitoral. A Assessoria Jurídica Nacional (AJN) já se posicionou pela viabilidade do pedido.

O coordenador Fabiano dos Santos acrescentou que, além desses ataques citados, o pedido de impeachment não fecha os olhos para os inúmeros crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro ao longo da pandemia de Covid-19.


Leia mais: Início dos debates no Eneje destaca o papel da JE diante dos ataques do governo e os desafios para o processo eleitoral em 2022


O Eneje 2021 contou com a participação do Sindjus-AL, Sindjufe-BA, Sinje-CE, Sinjufego-GO, Sindjufe-MS, Sindjuf-PB; Sindjuf-PA/AP, Sintrajuf-PE; Sintrajud-SP; Sisejufe-RJ; Sintrajufe-RS; Sintrajusc-SC, Sitraemg-MG e Sinjuspar-PR.

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc