fbpx

CNJ: 81 agentes participam do primeiro curso de formação da Polícia Judicial

Acordo de cooperação firmado entre CNJ e Polícia Federal prevê ações de capacitação relacionada a segurança institucional

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Polícia Federal concluíram, na sexta-feira (3), o primeiro curso de formação da Polícia Judicial com 81 alunos, carga horária de 172 horas, divididas em atividades teóricas e práticas realizadas nas últimas quatro semanas.

De acordo com o CNJ, na sede da Academia Nacional de Polícia, em Brasília, os 81 alunos do curso tiveram aulas sobre armamento e tiro, defesa pessoal policial, técnicas de negociação, gestão de crise, operações de choque, entre outros. Os conteúdos foram ministrados por um corpo docente de instrutores da PF e autoridades em segurança institucional de tribunais superiores e do próprio CNJ. Um dos instrutores foi o conselheiro Mário Guerreiro que palestrou sobre direitos humanos na última semana do curso.

Ainda segundo informações do CNJ, um acordo de cooperação firmado entre CNJ e Polícia Federal prevê ações de capacitação relacionada a segurança institucional. A proposta é que todos os 280 agentes, instrutores cadastrados no CNJ, participem das futuras turmas que serão abertas enquanto durar o acordo. A expectativa é de uniformizar e padronizar as atividades relacionadas à Polícia Judicial nos órgãos do Judiciário.

A Polícia Judicial é o serviço auxiliar do Poder Judiciário responsável pela segurança institucional dos órgãos de Justiça, previsto pelo artigo 96 da Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelo CNJ na Resolução CNJ n. 344/2020.

 

Raphael de Araújo

Com informações da Agência CNJ de Notícias

Pin It

afju fja fndc