fbpx

Reunião organizativa contra PEC 32 define novas estratégias de atuação para próxima semana

Entidades se reuniram nesta sexta-feira (17) para nortear ações de combate ao projeto de destruição do serviço público

Entidades do setor público se reuniram nesta sexta-feira (17) para avaliação política sobre as mobilizações contra a reforma administrativa ocorridas nesta semana em Brasília. A Operativa do Setor Público (OSP) é uma organização composta por representações dos servidores públicos das três esferas e centrais sindicais unidas contra o fim do funcionalismo público.

O diagnóstico feito pelas entidades foi extremamente positivo. A unidade de todos os setores do funcionalismo e classe trabalhadora foi responsável pela retirada do parecer para votação agendada no dia 15. Forte atuação conjunta dos servidores e servidoras de todo o país levou o presidente da Câmara Arthur Lira (PP/AL), a recuar. 

As mobilizações repercutiram nacionalmente e tiveram grande visibilidade na mídia.Com o adiamento no processo de votação, novas ações foram definidas para nortear a continuidade da luta na semana prevista para ocorrer a votação. (20-24/09)

O ato em frente ao anexo II da Câmara, a marcha e o corpo a corpo junto aos deputados foram decisivos para provocar insegurança no parlamento, obrigando o cancelamento da votação.Com essa avaliação, é consenso entre todas as entidades a intensificação das atividades no Congresso.

A Fenajufe já enviou ofício a todos os sindicatos de base com chamamento para as mobilizações em Brasília e reforça que a orientação é para que enviem o maior número possível de representantes para atuarem no Congresso Nacional, pressionando deputados e também senadores.

A proposição poderá ser votada na Comissão Especial ou ser encaminhada diretamente ao Plenário. A pressão redobrada pode ter efeito suficiente para derrotar esse e demais projetos do governo que visam  precarização social e o desmantelo do estado brasileiro. 

Importante ressaltar aqui que é fundamental obedecer as medidas de segurança sanitária, fazendo uso de máscaras, álcool em gel e procurar manter distanciamento social.

Para aqueles (as) que não possam estar presencialmente, a Fenajufe orienta para que mantenham a pressão no formato virtual e enviem mensagens nas redes sociais dos parlamentares incessantemente todos os dias.

Acesse a plataforma # MobilizaFenajufe mobilize! https://mobiliza.fenajufe.org.br/

Acesso na Câmara

A Federação pede aos sindicatos que informem até o dia 19 de setembro, (domingo) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o nome completo, número de RG ou documento de identificação e celular (DDD) de seus representantes que participarão das atividades em Brasília/DF, para que possa negociar a entrada das delegações junto à Câmara dos Deputados e também incluir no grupo de WhatsApp, com intuito de organizar nossa atuação durante a semana de mobilização.

Devido à pandemia da Covid- 19, a Câmara dos Deputados está com restrição no acesso à Casa legislativa. Temos informações de que os gabinetes podem permitir a entrada de poucas pessoas por dia. Neste sentido, orientamos os sindicatos filiados a buscarem imediatamente os deputados do seu Estado para negociarem a entrada na Câmara de seus representantes via autorização dos gabinetes:

Leia relatório com deliberações (AQUI)https://www.fenajufe.org.br/images/pdf

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc