fbpx

Brasil retorna às ruas em mega mobilização contra Bolsonaro

Brasil retorna às ruas em mega mobilização contra Bolsonaro

Já são 260 atos confirmados em 251 cidades e 16 países;todos em unidade contra governo irresponsável e genocida; servidores irão protestar contra a PEC 32

Em mais uma manifestação nacional contra o governo Bolsonaro lideranças políticas, organizações sindicais, movimentos sociais e sociedade civil retornam às ruas neste sábado (2). Os atos acontecem em todo o país e também no exterior.

A população vai expressar mais uma vez repúdio e indignação contra as políticas governistas que estão levando o país à bancarrota. O povo brasileiro não aguenta mais o descaso e irresponsabilidade política e social conduzidas pelo presidente da República.

Com horror, brasileiros e brasileiras acompanham os projetos destrutivos que Bolsonaro trouxe para o País. Aumento do desemprego, da fome, vulnerabilidade social, carestia, insegurança alimentar e morte. O governo negacionista é responsável pelas 600 mil famílias enlutadas pela covid-19.

É contra tudo isso que o povo vai para as ruas. Está na hora de dar um basta no aumento da violência social, da violência de  gênero e patriarcal acentuadas neste governo. Os atos serão também contra o aumento do racismo, da homofobia e desrespeito com a dignidade humana incentivadas pelas declarações agressivas e desumanas do presidente.

Basta de desrespeito com a democracia e a soberania do País. Chega de descaso com a vida e atropelo à ciência. A insatisfação já ultrapassou fronteiras e as atitudes antidemocráticas e insanas do presidente Bolsonaro  envergonham brasileiros em outros países. Para a  mídia internacional o Brasil é motivo de chacota.

Os manifestantes vão reforçar o pedido pela saída de Bolsonaro e toda sua equipe. O Brasil pede socorro!

Desde o início de sua gestão o conjunto de servidores e servidoras enfrentam ataques impressos pelo presidente. O pior deles é o projeto de reforma administrativa que vai acabar com o funcionalismo e aniquilar o serviço público.  Por  mais isto, servidores e servidoras também estarão somando aos atos nas cidades e municípios neste dia 2.

Por essas e outras é que não dá mais para suportar tamanho estrago. A Federação convocou os sindicatos de base para engajarem nas mobilizações programadas.

Até o momento confirmaram participação Sitraemg/MG, Sisejufe/RJ, Sindjufe/MS, Sintrajud/SP, Sindjufe/BA, Sintrajufe/RS, Sintrajufe/PE, Sindijus/AL, Sitraam/AM, Sindjuf/PB, Sindjufe/MT, Sindiquinze/SP, Sintrajufe/MA, Sindjuf/PA-AP e Sintrajufe/CE.

Servidores do PJU da base do Distrito Federal também estarão nas ruas. Os sindicatos que por algum motivo não estão com atividade organizada nos atos, fizeram chamamento para participação de servidores de forma individualizada. 

As manifestações estão confirmadas em todos os estados e alguns municípios. Já são 251 cidades engajadas na luta contra o governo e suas mazelas.

As atividades ocorrerão durante todo o dia. Importante ressaltar aqui que o uso de máscaras e álcool em gel  é obrigatório e  manter distanciamento social é fundamental para segurança sanitária.

Confira os locais dos atos por região.

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc