fbpx

Outubro rosa: começa campanha de prevenção ao câncer que mais mata mulheres no Brasil e no Mundo

Outubro rosa: começa campanha de prevenção ao câncer que mais mata mulheres no Brasil e no Mundo

No triênio 2020/2022,61 mil mulheres serão vítimas da doença; iniciativa visa  prevenir e reduzir mortalidade

O mês de outubro é dedicado a prevenção ao câncer que mais mata mulheres não só no Brasil, mas também no mundo. Nesta data várias entidades e organizações dialogam com o público feminino e governos no sentido de alertar sobre a doença  e com isso salvar vidas.

Criada nos anos 90 a campanha Outubro Rosa é uma iniciativa que visa proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento precoce. Apenas o diagnóstico precoce reduz o número de mortalidade.

Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer(INCA) afirma um risco estimado de 61.060 mil novos  casos a cada 100 mil mulheres. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Ainda segundo dados da mesma pesquisa, no triênio 2020/2022, 61.820 mulheres serão acometidas pela doença.

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de se ter a doença. Nesse período cidades realizam palestras, seminários e promovem ações com a temática. Neste mês iluminam monumentos com a cor rosa que simboliza saúde e cura.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita,elegante e feminina,motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Nesse sentido a iluminação rosa tem um importante papel. A leitura visual é compreendida em qualquer parte do mundo.

Para evitar a doença,é fundamental adquirir hábitos saudáveis, além de buscar precocidade no diagnóstico. Prevenir continua sendo o melhor remédio.

Conheça algumas dicas para prevenir o câncer

  • Não fume - Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.
  • Tenha alimentação saudável com ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas.
  • Evite bebidas alcóolicas.
  • Procure manter o peso ideal
  • Pratique atividades físicas.
  • Evite comer carne processada.
  • Realize exames monográficos a cada ano a partir dos 40 anos

História

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade.

Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe,

imagem interna: Campanha Outubro rosa - 2019 ,divulgação INCA( Instituto Nacional do Cancer )-

Pin It

afju fja fndc