fbpx

Segurança Institucional e reivindicações do segmento ditam pauta do 8º CONAS

Todas as propostas encaminhadas ao CONAS pelos sindicatos e individuais, serão acatadas e remetidas à Direção Executiva da Fenajufe

Terminou no início da tarde deste sábado, 27, o encontro do Coletivo Nacional os Agentes e Inspetores da Polícia Judicial do PJU e Agentes de Segurança do MPU - CONAS. A oitava edição do encontro aconteceu em Brasília e contou com renomados palestrantes do segmento da segurança institucional do Judiciário da União e da Segurança Pública.

O encontro reuniu representação de 15 sindicatos, 41 Delegados(as), 14 Observadores(as), 12 convidados(as) do PJU e 14 do MPU. Pela Fenajufe, presença da Coordenadora Lucena Pacheco Martins e dos Coordenadores Evilásio Dantas, Fabiano dos Santos, Fernando Freitas, Ranulfo Filho, Roberto Policarpo, Roniel Andrade e Thiago Duarte. Presença também do Conselheiro Fiscal da Fenajufe e Agente da Polícia Judicial, Edmilton Gomes.

Neste sábado, o segundo dia de atividades do 8º Encontro Nacional do CONAS começou com participação do Diretor do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário, Rogério Triani, trazendo informações sobre conquistas na pauta de reivindicações dos Agentes da Polícia Judicial.

Na sequência, o palestrante Hipólito Cardoso - Agente da Polícia Judicial e Coordenador de Segurança do STF - traçou um diagnóstico acerca dos desafios que aguardam o segmento para a consolidação de direitos e realização da pauta de reivindicações da categoria.

Respeitado e referenciado no segmento, a palestra de Hipólito Cardoso representa uma injeção de ânimo para a continuidade da luta.

Tanto Hipólito quanto Triani lembraram da importância de um olhar mais atento sobre a saúde mental dos Agentes e dos Servidores e Servidoras em geral, bem como a necessidade de constante do trabalho de prevenção ao suicídio.

No segundo bloco do 8⁰ CONAS neste sábado, 27, o Agente da Polícia Judicial e Gerente de Inteligência do STF, Maurício Viegas, discorreu sobre a inteligência institucional, detalhando aspectos e procedimentos para a prática efetiva das atividades.

Viegas ainda discorreu sobre a regulamentação que orienta e normatiza tais procedimentos.

O terceiro e último bloco de palestras do 8º CONAS trouxe as presenças do delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro e Cofundador do Movimento dos Policiais Antifascistas, Orlando Zaccone e do Agente da Polícia Judicial e diretor do Sisejufe/RJ, Valter Nogueira.

Zaccone discorreu sobre o papel da Polícia e dos Policiais na sociedade atual, lembrando que a conduta do Policial, deve sempre pautar a ação pela legalidade, para preservar o próprio policial. Incisivo, vaticina: a atividade policial é avaliada retroativamente em relação a ação. Sobre a desmilitarização, o delegado lembra que desmilitarização não tem nada a ver com acabar com a PM e sim, devolver o policial militar à condição de cidadão, devolvendo-lhe direitos constitucionais, retirados deles pelo estatuto militar. É cortar o cordão umbilical que submete a Polícia ao Exército.

Por sua vez, Valter Nogueira tratou da proposta sobre a Polícia Judicial, em construção no Fórum Permanente de Carreira do CNJ, conduzidas pelo subgrupo que discute o tema. A proposta apresentada e em discussão, é fruto de debates do subgrupo no CNJ, das propostas apresentadas pela Agepoljus, Sindjus/DF. A proposta gerou debate amplo acerca de muitos pontos. Nogueira lembrou que logo após a instalação da Comissão de Carreira do CNJ, veio a pandemia e impediu processos de discussão mais amplos com a categoria, mas que no âmbito das representações, foi detalhamento debatido.

Ao fim do encontro, foi orientado que as propostas dos Núcleos de Agentes dos Sindicatos ou individuais a serem encaminhadas à Mesa, serão acatadas e remetidas à Diretoria Executiva.

A Galeria de Fotos do 8º CONAS pode ser acessada, clicando na imagem abaixo ou no Facebook da Fenajufe (@fenajufe.nacional):

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe (textos e fotos)

Pin It

afju fja fndc