fbpx

4D#BolsonaroNuncaMais: mulheres vão às ruas neste sábado contra o governo em todo o país

Atividades são encabeçadas por movimentos feministas; Federação orienta participação dos sindicatos nas atividades e reforça engajamento no dia 8

A Fenajufe convoca sindicatos filiados para participação nos atos organizados pela Campanha Fora Bolsonaro neste sábado (4) em todo território nacional. Desta vez com foco no universo feminino as manifestações pedem respeito, igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres.

Desde o início de sua gestão o presidente Jair Bolsonaro escancarou atitudes de desrespeito com as mulheres. Em vários de seus discursos deixou evidente posições machistas e misóginas que em nenhum momento fez questão de esconder.

Projetos e políticas desastrosas do seu governo como a reforma administrativa atacam diretamente a vida das mulheres. Além do mais, são as primeiras a sofrerem com a crise econômica, sanitária e política enquanto o governo aprofunda a desigualdade social e de gênero.

Com o tema Bolsonaro Nunca Mais, a mobilização encabeçada por mulheres de vários segmentos é inspirada na campanha de 2018#EleNão e acontece em todos os estados. O protagonismo é delas mulheres trabalhadoras, negras, lésbicas, feministas e sindicalistas unidas por um país sem Bolsonaro.

Vale ressaltar aqui que as declarações do presidente acentuaram o machismo e a violência de gênero, levando o país a registrar um caso de feminicídio a cada seis horas. É contra tudo isso  e muito mais que milhares  de mulheres estarão nas ruas neste dia 4.

A Plenária Nacional de Mulheres, que contou com cerca de 470 mulheres de todo o país realizada  no dia 23 de novembro aprovou manifesto de combate à feminilização da pobreza, ao racismo, à LGBTfobia e todas ações que agravam a situação de mulheres no Brasil.Para assinar acesse https://bolsonaronuncamais.com.br

Confira as manifestações confirmadas em seu estado.

Brasília/DF - Praça Marielle Franco ( Metrô Galeria) 15 horas

Belo Horizonte / Praça da Liberdade, às 14h

São Luís – Maranhão / Praça Gonçalves Dias – Centro, às 15h

São Paulo/SP - MASP - 14:30H

Palmas – Tocantins / Parque dos Povos Indígenas, às 16H

Rio de Janeiro – RJ / Candelária, às 10h

Lages – Santa Catarina / Praça da Bandeira. às 10h

João Pessoa – Paraíba / Lyceu Paraibano. às 9h

Mossoró – Rio Grande do Norte / Praça do Pax, às 8h

Natal – Rio Grande do Norte / Concentração no Midway, às 15h

Recife – Pernambuco / Praça do Diário. às 14h

Goiânia – Goiás / Praça dos Bandeirantes, às 9h

Ipatinga – Minas Gerais / Praça 1° de maio – Centro, às 9h30

Porto Alegre – Rio Grande do Sul / Praça Brigadeiro Sampaio (Praça Tambor), às 16h

Florianópolis – Santa Catarina / Concentração no Largo da Alfândega, às 9h30

Aracaju – Sergipe / Praça do Mercado, às 9h

Maceió – Alagoas / Praça Marcílio Dias, às 17h

08 de dezembro – Dia Nacional de Lutas

A Fenajufe reforça empenho dos sindicatos em manter participação intensiva nas ações de mobilização em Brasília na semana de 06 a 09/12 contra a PEC/32 e das atividades programadas para o Dia Nacional de Lutas, no próximo dia 08.Mesmo com feriado no Judiciário várias ações acontecerão nesta data em Brasília e nos estados. As mobilizações seguirão até o encerramento do calendário legislativo.  

Na Capital Federal as atividades começam a partir das 08 horas no Espaço do Servidor - Esplanada dos Ministérios - e segue as 14 horas em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

Importante alertar aqui que o acesso ao Congresso Nacional continua restrito devido à pandemia de Covid-19 sendo mantida a atual regra que exige autorização prévia de gabinetes ou de lideranças partidárias. Além disso, a polícia legislativa passou a cobrar o cartão de vacina para o acesso às dependências da Câmara.

Agenda

04/12 - Dia de Mobilização das Mulheres: Bolsonaro Nunca Mais

08/12 - Dia da Justiça - Dia Nacional de Lutas - Justiça é ter serviço público gratuito e de qualidade para todas e  todos

15/12 – “enterrando” neste ano a PEC-32

Durante o ato use máscara, álcool em gel e respeite o distanciamento social.

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc