fbpx

Fenajufe apresenta contribuições ao GT que busca fortalecimento da Justiça do Trabalho

As contribuições levadas pela Federação para discussão no Grupo de Trabalho do TST foram centradas em sete eixos

A Fenajufe participou na tarde desta segunda-feira,15, da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado para realizar estudos e de propor ações, projetos e políticas institucionais voltadas à valorização e ao fortalecimento institucional da Justiça do Trabalho. O momento foi do grupo ouvir o que as entidades colaboradoras têm a contribuir.

Representando a Federação, o coordenador José Aristeia Pereira iniciou explanação trazendo referência às grandes mobilizações realizadas em defesa da Justiça do Trabalho, no início do governo Bolsonaro. À época, o próprio Jair Bolsonaro declarou publicamente ser favorável à extinção da JT, originando uma onda de protestos que obrigou o governo a recuar.

Na sequência, apresentou as propostas para avaliação do GT, apontando em cada uma, as razões que levam o conjunto das servidoras e dos servidores do PJU a validarem essas lutas.

As contribuições levadas pela Federação para discussão no GT foram centradas em nos seguintes eixos:

- Rejeição de quaisquer propostas de emenda à Constituição que promovam a extinção do sistema de justiça laboral;

- Revisão da reforma trabalhista (lei 13.467/2017) e da reforma previdenciária (ec 103/2019);

- Rejeição das propostas do GAET, o grupo de Altos Estudos do Trabalho composto por juristas alinhados às políticas de “flexibilização” governamentais, com vistas a discutir novas reformas à legislação trabalhista e sindical para ir além dos ataques já efetuados;

- Fortalecimento do ministério do trabalho e da inspeção do trabalho;

- Revogação das Emendas Constitucionais 95 e 109;

- Rejeição da Emenda Constitucional 32/2020, a Reforma Administrativa e

- Valorização das carreiras e servidores do poder judiciário.

Com os eixos propostos, a Fenajufe pretende contribuir para que o debate seja aprofundado e o fortalecimento da Justiça do Trabalho faça jus à importância histórica por ela construída.

Além da Fenajufe estiveram presentes Lydiane Machado, vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT); Otávio Pinto e Silva, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e Luiz Colussi, presidente da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do Juiz Auxiliar da Presidência do TST, Luciano Athayde Chaves. Ainda pelo GT, presença de Rogério Neiva Pinheiro, Juiz Auxiliar da Presidência do CSJT; Firmo Ferreira Leal Neto, Juiz Auxiliar da Presidência do CSJT;   Carolina da Silva Ferreira, Secretária-Geral do CSJT e do Desembargador Marcelo Mancilha, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17) e do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRT’s (Coleprecor), entre outros.

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc