fbpx

Frente Parlamentar do Serviço Público solicita audiência com Planalto

Coordenação da Frente busca audiência com o governo para levar pauta da recomposição salarial isonômica para todos servidores e servidoras

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público vai levar a pauta da recomposição salarial para o Palácio do Planalto. A iniciativa de oficiar o chefe da Casa Civil, ministro Ciro Nogueira, foi divulgada na reunião semanal ocorrida na segunda-feira (21)

Os coordenadores Fabiano dos Santos e Roberto Policarpo acompanharam a reunião. Além deles, dirigentes dos sindicatos de base Sitraemg/MG, Sindiquinze/SP,Sisejufe/RJ, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC ,Sitraa/AM e Sintrajud/SP registraram presença.

Na reunião, os representantes das entidades reafirmaram a necessidade de unificar a luta pela recomposição salarial. É consenso entre os segmentos representados, a manutenção da pressão ao governo no sentido de garantir o pleito.

O consultor legislativo Vladimir Nepomuceno alertou para o fato de que sem a exigência das atividades presenciais na Câmara, o presidente Arthur Lira (PP/AL) pode usar de manobras para pautar e levar diretamente à plenário questões apenas de interesse do governo.

Corroborando com isso está o fato  de que as comissões da Casa  ainda não tiveram suas direções eleitas impossibilitando debate amplo das pautas. Outro ponto levantado pelo consultor, é a possibilidade da retomada da tramitação da reforma administrativa (PEC 32/2020) logo após as eleições.

Ao final, o coordenador Fabiano dos Santos reforçou adesão das entidades ao calendário do Fonasefe. Definido na reunião do Fórum ocorrida dia 18, o calendário propõe nova jornada de luta nos dias 29, 30 e 31.

As categorias buscam negociação para a pauta de reivindicações que além de pedir recomposição das perdas inflacionárias dos últimos três anos, pede arquivamento da reforma administrativa (PEC 32) e revogação da EC 95.

O índice da recomposição no total de 19,99% corresponde ao início do governo Bolsonaro (2019) até dezembro de 2021.

Veja calendário:

23/03 – Vigília em frente ao Ministério da Economia  - 9 as 16h;

29,30 e 31/03: Jornada de Luta em Brasília;

30/03: Ocupa Brasília – Caravanas de todos os estados;

01/04: Ato pela Liberdades democráticas: ditadura nunca mais, convocado pelo ANDES-SN, na cidade de Porto Alegre;

07/04: Dia Mundial da Saúde. Fortalecer atos que vão ocorrer em todo Brasil destacando a defesa do SUS;

09/04 :Dia Nacional construído pelo Comando Nacional de Luta pelo “FORA BOLSONARO”

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc