fbpx

Recomposição salarial: Fenajufe convoca Sindicatos para jornada de luta nos dias 29,30 e 31 de março

Recomposição salarial: Fenajufe convoca Sindicatos para jornada de luta nos dias 29,30 e 31 de março

Pressão dos servidores sobre o governo deve ser intensificada em busca do reajuste em 19,99%; Ocupa Brasília vai acontecer no dia 30

A próxima semana será decisiva para as servidoras e servidores do PJU e MPU na luta pela recomposição emergencial em 19,99%. A Fenajufe, então, buscando reforçar a mobilização nesta etapa da campanha salarial, convocou nessa quinta-feira (24) os Sindicatos de base para a jornada de luta em Brasília nos dias 29, 30 e 31 de março.

Os prazos legais para concessão de reajuste em ano eleitoral pelo mecanismo da revisão geral anual (art. 37, inciso X da Constituição) se encerram em abril — no entanto, esses limites não se aplicam ao reajuste por meio de reestruturação das carreiras.

A orientação da Federação é que os Sindicatos se organizem e joguem peso no dia 30 de março (Ocupa Brasília) enviando caravanas a capital federal e realizando paralisações, atos, mobilizações e assembleias nesta jornada de lutas pela construção da greve unificada do funcionalismo, necessária para assegurar a recomposição salarial.

Após intensa mobilização nacional, no dia 16 de março, quando foi dado um ultimato ao governo, e uma semana de constante vigília em frente ao Ministério da Economia, servidores representados pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) foram recebidos pelo governo na terça-feira (22).

Os dirigentes se reuniram com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal da Economia, Leonardo José Mattos Sultani e o coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público do Ministério, José Borges de Carvalho Filho. Os representantes do governo informaram que o governo busca a aprovação do Projeto de Lei de Crédito Suplementar (PLN 01/2022) no Congresso Nacional e se comprometeram em responder as entidades até o dia 1º de abril.

A Fenajufe reforça que é preciso fazer pressão não só sobre a cúpula do Judiciário e Ministério Público da União, mas também sobre Bolsonaro, ministro Paulo Guedes e sobre o Legislativo.


Calendário:

Diariamente - Vigília na porta do Ministério da Economia;

29, 30 e 31/03 – Jornada de lutas em Brasília (as atividades serão divulgadas após reunião organizativa do Fonasefe);

30/03 - Ocupa Brasília – Caravanas de todos os estados;

1/04 - Ato pela Liberdades democráticas: ditadura nunca mais, convocado pelo ANDES-SN, na cidade de Porto Alegre;

07/04 - Dia Mundial da Saúde. Fortalecer atos que vão ocorrer em todo Brasil destacando a defesa do SUS;

09/04 - Dia Nacional construído pelo Comando Nacional de Luta pelo FORA BOLSONARO.


Acesse aqui a íntegra do ofício.

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc