fbpx

Ocupa Brasília: servidores se organizam para semana de mobilização intensa em Brasília

Ocupa Brasília: servidores se organizam para semana de mobilização intensa em Brasília

Jornada de luta começa dia 29;ato unificado dia 30 reunirá servidores de todo País; Fenajufe orienta forte participação dos sindicatos

A semana será decisiva para o funcionalismo público. Ainda sem resposta concreta do governo sobre o pleito da recomposição salarial emergente, as categorias se organizam para protagonizar o maior ato em 2022.

O chamado ao #Ocupa Brasília foi feito pelas representações do serviço público que compõem o Fonasefe em reunião na última semana.  O calendário aprovado como jornada de luta tem início na terça-feira (29) e se estenderá até a quinta-feira (31).

A Fenajufe convocou os sindicatos de base para enviarem caravanas/delegações e/ou representantes à Capital Federal no dia 30 para massificar a pressão ao governo e forçar negociação imediata das perdas salariais acumuladas com índice total de 19,99%.

O processo de construção da greve está se desenvolvendo em todo país nas diversas categorias, nesse sentido é preciso intensificar a manifestação conjunta de forma unitária. As entidades representativas das servidoras e servidores públicos atestam que será o maior ato desde o início do ano.

Mesmo que os prazos legais para concessão de reajuste em ano eleitoral pelo mecanismo da revisão geral anual (art. 37, inciso X da Constituição) se encerrem em abril, a mobilização deve ser continuada e reforçada. Esses limites de prazo não se aplicam ao reajuste por meio de reestruturação das carreiras.  

Já confirmaram envio de delegações/caravanas/representações osseguintes sindicatos; Sindjufe/BA, Sintrajud/SP, Sindjufe/MT,Sindjuf/PA-AP, Sintrajufe/RS, Sisejufe/RJ, Sintrajufe/CE, Sitraam/AM-RR, Sindjufe/MS e  Sindjufe/PB. Aqueles que por um motivo ou outro não  estarão em Brasília, irão  se somar às atividades locais em conjunto com outras entidades do serviço público. 

Os sindicatos filiados devem informar, assim que definirem os seus representantes que virão à Brasília relação com nomes, CPF, e-mail e número de WhatsApp com DD no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para inclusão das delegações no grupo organizativo das atividades.

Agenda de mobilização

29/03 11h – Ato na porta do MEC/Demissão do ministro da Educação;

30/03 #Ocupa Brasília!

09h - Concentração no espaço do servidor;

10h - Caminhada com paradas no Ministério da Saúde, Previdência e no bloco P do Ministério da Economia;

31/03 9h – Concentração no anexo 2 do Senado;

           11h – Concentração no bloco "P" do Ministério da Economia.

Após constante vigília em frente ao Ministério da Economia dirigentes sindicais se reuniram com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal da Economia, Leonardo José Mattos Sultani e o coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público do Ministério, José Borges de Carvalho Filho.

Sem nenhuma sensibilidade ao pleito das categorias, os agentes do governo ficaram de retornar com uma resposta ao conjunto dos servidores no dia 1° de abril.

Joana Darc Melo, da Fenajufe; Art; Rap Designer

 

Pin It

afju fja fndc