fbpx

19 de maio: o Judiciário vai parar!

19 de maio: o Judiciário vai parar!

Data será marcada por atos, mobilizações e paralisações em todo o País; calendário de lutas é deliberação do 11º Congrejufe; em Brasília ato será em frente Ministério da Economia

Dando cumprimento às deliberações do 11º Congrejufe, os sindicatos de base organizam atos, mobilizações e greve para a próxima quinta-feira(19).

O calendário aprovado veio da necessidade de reforçar a luta não só da categoria como também de todas as trabalhadoras e trabalhadores da administração pública contra o achatamento salarial promovido pelo governo Bolsonaro. 

As manifestações vão acontecer nos estados e também em Brasília onde será organizado pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Federais (Fonasefe), do qual a Fenajufe faz parte.

Após informação divulgada pela imprensa e sinalizada pelo governo ao STF por meio de ofício, de 5% de aumento a todo funcionalismo - percentual insignificante diante da inflação galopante que vem se acumulando nos últimos anos  -, as categorias intensificaram a pressão para derrubar essa estratégia eleitoreira.

Sequer há garantia de que esse aumento de 5% será efetivamente concedido, uma vez que não há qualquer compromisso oficial e formal assumido perante os servidores. Essa indefinição e esse percentual completamente insuficiente, apenas evidencia o papel demagógico do governo, que, por meio de informações difusas e pouco claras, tenta passar a ideia de que o pleito de recomposição das categorias está sendo atendido.

Diante disso, o conjunto de servidoras e servidores de todo país entende que o principal objetivo do governo é desmobilizar o movimento paredista que se alastra pelo País.

No entanto,a construção da greve no funcionalismo se fortalece a cada dia. Algumas categorias já se encontram com suas atividades paralisadas e a expectativa é que aumente as adesões.

Nesse sentido, quinta-feira (19/05) é dia de ir às ruas lutar pela recomposição salarial.

Veja aqui as atividades programadas pelos sindicatos.

Além dos sindicatos acima o Sinjutra/PR também realizará paralisação com atividades nos locais de trabalho no Tribunal Regional do Trabalho ( TRT/PR)

 

Joana  Darc Melo

Pin It

afju fja fndc