Diretoria elaborou plano de trabalho para o ano de 2022 com base nas teses e resoluções aprovadas no 11° Congrejufe
Dando sequência aos trabalhos iniciados no dia 12 de maio, a 11ª Diretoria Executiva da Fenajufe se reuniu mais uma vez nesse último fim de semana (21 e 22/05), em formato híbrido, para definir o planejamento estratégico da Federação com ações de curto e médio prazo. Por meio das coordenações, a diretoria elaborou um plano de trabalho para o ano de 2022 com base nas teses e resoluções aprovadas no 11° Congrejufe.
Presencialmente, em Brasília, participaram as coordenadoras Denise Carneiro, Fernanda Lauria, Lucena Pacheco, Luciana Carneiro, Márcia Pissurno, Paula Meniconi e Sandra Dias e os coordenadores Edson Borowski, Fabiano dos Santos, Fábio Saboia, Fabrício Loguércio, Jailson Lage, José Ribamar França, Paulo José da Silva, Roberto Policarpo e Thiago Duarte, além da assessora técnica da Fenajufe, Vera Miranda.
Por videoconferência, participação dos coordenadores Charles Bruxel, Ivan Bagini, Luiz Cláudio Correa, Manoel Gérson Bezerra e Paulo Roberto Koinski.
No dia 12 de maio, além das questões administrativas, foram definidas as composições das Coordenações Executivas – com algumas mudanças para ampliar as atribuições. Desse modo, foram criadas as coordenações de Carreira, Relações, Condições de Trabalho e Saúde; Combate às Opressões e Assuntos de Aposentadoria.
Já, nessa segunda reunião, a diretoria apresentou o planejamento estratégico de cada uma dessas coordenações e deliberou, ainda, sobre os encontros dos coletivos. Entre as prioridades, estão a mobilização pelo reajuste salarial das servidoras e servidores do PJU e MPU, a alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de técnico judiciário (NS) e a luta contra o PL 6204/2019, que trata da desjudicialização da execução de títulos civis e estabelece a privatização da execução aos cartórios, ou seja, uma reforma administrativa feita sorrateiramente pelo Legislativo.
A Diretoria Executiva decidiu também:
• Indicativo de greve nacional do Judiciário para o dia 15/06;
• Realizar uma reunião presencial da diretoria com as entidades de base, no dia 31/05, para discussão da importância da greve, aproveitando a presença das entidades em Brasília;
• Rodada de assembleias nos Sindicatos para discussão da greve até o dia 07/06;
• Ampliadinha online de avaliação da mobilização no dia 08/06 para decidir em definitivo o caráter do dia 15/06;
A Fenajufe disponibilizará o plano de trabalho no site, juntamente com o resumo do plano de lutas aprovado no congresso. O 11º Congrejufe ocorreu entre os 27 de abril e 1º de maio no Tauá Resort Alexânia, hotel localizado entre Brasília-DF e Goiânia-GO.
Os encontros que já foram realizados em 2022, a exemplo do CONTEC, serão realizados em 2023 em data a ser definida no encontro nacional de carreira, que também tratará dos temas afeitos ao NS e à Valorização do cargo de Técnico.
A Fenajufe orienta que sejam realizados, também, encontros estaduais dos Técnicos Judiciários e dos Agentes da Polícia Judicial, ainda este ano, preparatórios ao debate que ocorrerá no encontro de carreira e no encontros específicos de 2023.
Calendário de encontros (híbridos) para 2022:
1. Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão - 09 e 10 de julho;
2. Encontro Nacional de Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral (Eneje) - 23 e 24 de julho;
3. Encontro Nacional de TI - 30 e 31 de julho;
4. Encontro Nacional de Saúde (Consaude) - 06 e 07 de agosto;
5. Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas (Conap) - 17 e 18 de setembro;
6. Encontro Nacional de Oficiais de Justiça (Cojaf) - 22 e 23 de outubro;
7. Encontro Nacional de Analistas Judiciários (Conan) - 05 e 06 de novembro;
8. Encontro Nacional de Pretas e Pretos - 26 e 27 de novembro;
9. Encontro Nacional de Carreira - 9 e 10 dezembro.
Raphael de Araújo