fbpx

Em Aracaju, Fenajufe discute Justiça 4.0 e expressa preocupação com a saúde das mulheres no mundo do trabalho

Federação entende que o processo de transformação é importante, mas reconhece que amplia opressões em mulheres no mundo do trabalho

No encontro de lideranças dos judiciários estaduais em Sergipe, a coordenadora geral Lucena Pacheco falou da importância do uso das tecnologias nas instituições, mas ressaltou que é preciso assegurar a saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Lucena ainda reforçou que o processo de transformação tecnológica pelo qual passa o sistema de justiça é importante e necessário, no entanto, evidencia o aumento de opressões em mulheres no mundo do trabalho. Segundo a dirigente, o debate “oportunizou visibilizar a luta dessas mulheres que vêm sofrendo toda a opressão e que este processo, amplia esse sofrimento”.

Ainda participou do evento, a também coordenadora geral,Sandra Dias que ressaltou a importância do debate do emprego da tecnologia na prestação jurisdicional, tanto com relação às instituições quanto à população destinatária destes serviços e que não possui acesso pleno à tecnologia informatizada. "É dever do Judiciário, seja Federal ou Estadual, facilitar o acesso à Justiça e assegurar de forma eficiente esse direito à quem dela precisa".

Ato político

O segundo dia do encontro foi marcado por um ato público. A atividade fez parte da programação do evento e estrategicamente ocorreu em frente ao local onde acontece até esta sexta-feira (17), o II Encontro de Presidentes de Tribunais. A intenção foi chamar a atenção de magistradas e  magistrados para questões enfrentadas pela categoria como condições de trabalho e saúde do trabalhador, intolerância ao movimento sindical com perseguições a dirigentes, precarização do trabalho, privatização do serviço público entre outras.

Em momentos de falas, Lucena reforçou  a importância do Judiciário. A coordenadora ressaltou o papel do Poder Judiciário na prestação de serviços durante a pandemia de Covid- 19, levando justiça e segurança para toda população, principalmente as mais vulnerabilizadas. Lucena pediu compreensão para realizar esses serviços assim como é preciso manter a saúde dos trabalhadores “porque a gente não pode realizar as tarefas sofrendo”

 

 

 

A coordenadora Sandra Dias, reafirmou o compromisso da Federação em apoiar a luta das servidoras e dos servidores do Judiciário estadual. A coordenadora disse também que o serviço público é imprescindível para assegurar a dignidade de toda população. Segundo ela, "não é possível que a população seja alijada de serviços como saúde, educação e justiça” e comunga com Lucena Pacheco ao afirmar que “é preciso condições dignas de trabalho para atender à população.

 

 

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc