fbpx

Fenajufe discute organização da carreira de TI em reunião no CSJT

O objetivo foi buscar informações que possam acrescentar ao debate no Encontro Nacional da Fenajufe das Servidoras e Servidores de TI

Um encontro na tarde desta quinta-feira, 28, no CSJT, versou sobre a organização da carreira de Tecnologia da Informação no órgão. Pela Fenajufe, participou a coordenadora Márcia Pissurno e pelo Conselho, presença do Juiz Auxiliar da Presidência, Rogério Neiva, o Juiz Auxiliar para a área de T.I, Firmo Leal Neto e o Secretário de Tecnologia da Informação do CSJT, Luiz Antônio Garcia.

O objetivo foi buscar informações que possam acrescentar ao debate a ser travado no Encontro Nacional das Servidoras e Servidores de TI, que acontece nos dias 30 e 31 de julho, na sede da Fenajufe.

Dos temas tratados, a valorização do segmento figurou com destaque, uma vez serem constantes as perdas de força de trabalho. Servidoras e Servidores do segmento estão sendo cooptados pela iniciativa privada. Os altos salários e a escassez de profissionais, colocam o servido público – em especial o Judiciário – na contramão da importância que recai sobre a TI, num momento em que a transformação digital se acelera.

O debate recorrente é a inexistência no próprio Judiciário, de políticas de valorização para a carreira, o que tem provocado grande evasão no setor. Hoje, pouco pode ser feito para reduzir o fosso entre os valores de mercado e aqueles praticados no serviço público. Da mesma forma, a dificuldade de criação de mecanismos que possam minorar os problemas salariais da área de TI, acaba sendo um acelerador da evasão.

Apesar das tentativas de alguns órgãos para melhorar as condições do setor, o arcabouço de normativos permite poucos avanços e precisa ser rediscutido, como apontado na reunião. O tema também estará em debate no encontro da Fenajufe, no final de semana.

Ao final do encontro, restou estabelecida maior proximidade entre a Federação e o setor de Tecnologia da Informação do Conselho, para troca de experiências que resultem em ganhos para o conjunto de servidoras e servidores.

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc