fbpx

Fenajufe debaterá na Câmara defesa da democracia e segurança das eleições

Requerimento foi aprovado na última sexta-feira (5) na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM)

A Fenajufe articulou e conseguiu a aprovação de requerimento que solicita a realização de audiência pública para debater "a Defesa da Democracia e a Segurança das Eleições". A requisição foi aprovada na última sexta-feira (5) na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados; a data da audiência será marcada pela comissão.

”Tal medida é uma reação por parte das entidades de servidores públicos que se colocam preocupados com os constantes ataques que as instituições eleitorais e os servidores públicos da Justiça Eleitoral vem passando ao decorrer dos últimos meses, cercados por excessos de assédio moral, institucional e de ameaças físicas, sob o risco de colocar em xeque a legitimidade que os resultados eleitorais possam promover”, destaca o documento.

O coordenador Manoel Gérson e representantes do Sintrajuf/PE foram à audiência no dia anterior, mas, por falta de quórum, não foi deliberado. Já as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca e os coordenadores Fabiano dos Santos e Luiz Cláudio Correa, além do assessor institucional da Federação, Alexandre Marques, acompanharam a aprovação na CDHM na sexta.

Leia mais: Fenajufe articula audiência pública sobre violência política e segurança dos servidores nas eleições

Participantes:

• Representante da Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário e Ministério Público da União – FENAJUFE;

• Representante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD;

• Representante da Associação Juizes para A Democracia – AJD;

• Representante da Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP;

• Representante do sindicato dos servidores do MPU – SINDMPU.

• Senhor Weverton da Silva Carvalho Advogado ativista, fundador do projeto #favelaforever.

Audiência com Moraes

Ainda sobre o tema, a Fenajufe solicitou, com urgência, reunião com o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes — e futuro presidente da Corte. No ofício, a Federação reforçou que, em reunião anterior, com o presidente ministro Edson Fachin, o tema já havia sido abordado, no entanto ainda carece de ações concretas que proporcionem segurança às servidoras e servidores e viabilizem o exercício de cidadania da população.

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc