fbpx

Fenajufe participa da posse do novo presidente do TSE, Alexandre de Moraes

Fenajufe participa da posse do novo presidente do TSE, Alexandre de Moraes

Ministro tomou posse na noite desta terça-feira (16) e recebeu aplausos ao defender com rigor, a Justiça Eleitoral e a democracia

A convite, a Federação participou da solenidade de posse do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Evento aconteceu na noite de terça-feira e reuniu autoridades diversas, ministros, ex-presidentes e representantes de entidades.

O ministro assumiu o cargo neste momento em que a justiça e o processo eleitoral passam por ataques quanto à integridade e confiabilidade do processo eletrônico. Em discurso firme, o presidente defendeu a justiça e a democracia do País.

A coordenadora geral, Lucena Pacheco representou a Fenajufe e considerou o discurso do novo presidente justo, necessário e arrebatador. “Destaco a importância da defesa da justiça eleitoral na condução das eleições e na garantia da democracia através do voto na urna eletrônica. “Na Fenajufe e nos sindicatos de nossa base estamos fazendo campanha em defesa das eleições livres e da urna eletrônica. Os servidores da Justiça Eleitoral merecem que o TSE lute por eles e pela valorização do quadro, através da garantia da recomposição salarial, e de sua segurança durante, principalmente, este processo eleitoral”, diz a dirigente.

O presidente recém empossado, ressaltou que a “vocação pela democracia e a coragem de combater aqueles que são contrários aos ideais constitucionais e aos valores republicanos de respeito à soberania popular permanecem nessa Justiça Eleitoral e nesse TSE, que continuamente vem se aperfeiçoando, principalmente com a implementação e a melhoria das urnas eletrônicas”.

Entre suas abordagens, Alexandre de Moraes enfatizou as dimensões da democracia brasileira “a quarta maior do planeta”. O presidente reafirmou a eficiência da Justiça Eleitoral, por fazer do Brasil o “único em que as eleições ocorrem simultaneamente em todo o território, tendo o resultado proclamado no mesmo dia da votação”.

A Fenajufe tem atuado de forma intensiva no combate à desinformação, fake News e demais tentativas de descredibilizar a justiça guardiã da democracia, seus servidores e todos os envolvidos no processo eleitoral.

No Encontro Nacional de Servidoras e Servidores da Justiça Eleitoral (ENEJE) promovido pela Federação no mês de julho, os participantes aprovaram um documento em que pedem segurança nas eleições gerais e respeito com o direito do exercício da cidadania de todas e de todos.

Discurso completo do presidente do TSE:

 

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc