fbpx

Marcos Scalercio: Fenajufe repudia assédio sexual praticado por juiz e exige punição

Marcos Scalercio: Fenajufe repudia assédio sexual praticado por juiz e exige punição

É inaceitável que o Poder Judiciário carregue em seu quadro indivíduo capaz de oprimir, abusar, maltratar e violentar mulheres

Nos últimos dias, denúncias de assédio sexual e moral ganharam destaque nas mídias e redes sociais. A prática criminosa e repugnante faz parte das estatísticas do país que registram um caso de violência sexual contra mulheres a cada dez minutos, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

As denúncias trazidas desde a última segunda-feira (15) são contra um juiz do Tribunal Regional do Trabalho da segunda região (TRT-2). A postura do magistrado Marcos Scalercio, que usou de seu cargo para intimidar e  com isso fazer calar suas vítimas, demonstra a estrutura machista de nossa sociedade  em que muitos acreditam que os corpos das mulheres são suas propriedades e que podem ser violados e subjugados.

A partir do momento da divulgação das denúncias, muitas mulheres sentiram-se confiantes para trazerem seus relatos a público, dando ao caso uma dimensão ainda mais grave.

Expressando indignação, a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União - Fenajufe - se junta ao Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud/SP),demais sindicatos, associações e sociedade como um todo para repudiar as atitudes do juiz que, por trás do brasão do Poder Judiciário, tenta camuflar ações criminosas, degradantes e que devem ser punidas.

A Fenajufe não compactua com essas e nenhuma outra prática que por ventura tenham sido acobertadas, omitidas e desacreditadas dentro do Judiciário e como entidade representativa de trabalhadoras e trabalhadores do PJU e MPU, vem a público expressar repulsa e abominação e exigir apuração rigorosa.

É inaceitável que o Poder Judiciário, que tem como principal função defender os direitos da população e promover a justiça social, carregue em seu quadro indivíduo capaz de oprimir, abusar, maltratar e violentar mulheres.

Nesse sentido, a Fenajufe  como um todo e a Coordenação de Combate às Opressões em especial, vêm a público, repudiar e condenar qualquer atitude de desrespeito,machismo,misoginia e quaisquer formas de violência contra as mulheres.

A Federação tem entre suas bandeiras de luta o respeito pelas mulheres, classificadas em qualquer identidade de gênero, e reforça aqui sua mais profunda indignação e repulsa contra os crimes cometidos por Marcos Scalercio e EXIGE do Poder Judiciário apuração rigorosa para que se aplique punição exemplar e se faça justiça : Em nome de todas as mulheres! 

 

Brasíla/DF, 19 de agosto de 2022. 

Pin It

afju fja fndc