fbpx

Acessibilidade e Inclusão social: Fenajufe participa do lançamento de livros no STJ

Acessibilidade e Inclusão social: Fenajufe participa do lançamento de livros no STJ

Evento ocorreu na última semana; segundo volume tem publicação do artigo de uma servidora filiada ao Sindjufe/MS

A coordenadora Soraia Marca abriu espaço na agenda da semana de plantão em Brasília para participar do lançamento de  livros sobre inclusão social. O título “Deficiência e os Desafios de uma Sociedade Inclusiva” é  na verdade, uma coletânea com vários artigos sobre o tema.

Entre os autores que assinam os artigos, está Tania Regina Noronha Cunha, aposentada do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE/MS),filiada e diretora do Núcleo dos Servidores com Deficiência do Sindjufe/MS. A servidora é advogada e contribuiu com o artigo “Aposentadoria Especial dos Servidores Públicos Civis Com Deficiência – Paridade e Integralidade”, o qual integra o volume 2 da coletânea.

Para a coordenadora, é preciso acabar de vez com a situação de vulnerabilidade desse grupo e que “todos são iguais perante a lei e o estado precisa oferecer condições de acessibilidade a todos e todas”. Para concluir, Soraia reforçou que “o  empoderamento das pessoas com deficiência é urgente para que saibam que são amplamente capazes de exercer suas atividades laborais”.

O primeiro volume da obra destaca a atuação efetiva do STJ para garantir o respeito ao arcabouço jurídico que trata dos direitos da pessoa com deficiência, a partir de ações como com a criação de comissões, a realização de eventos e a cobrança ao longo dos julgados.

Os outros dois volumes tratam da inclusão social de pessoas com deficiência na sociedade brasileira e como fazer o uso da Inteligência Artificial (IA) na inclusão social, rede de saúde e educação inclusiva, a desigualdade ao acesso à internet, as políticas públicas nacionais, a formação de legislação específica e adequada e a garantia da capacidade jurídica da pessoa com deficiência e a acessibilidade em tempos de Covid-19.

O evento aconteceu no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no último dia 16 e teve participação de várias autoridades. Além da  coletânea com três volumes, o livro “Direito à informação: repercussões no direito do consumidor”  foi também lançado. 

O livro traz discussões sobre o valor da informação nas relações jurídicas de consumo contemporâneas e a eficácia do dever de informação para o consumidor. O autor aborda os limites da complementação da atividade legislativa pela atividade regulatória das empresas que pretendem tutelar os interesses econômicos dos consumidores.

A Fenajufe têm como pauta constante  a luta por  uma sociedade mais justa e igualitária, nesse sentido não poderia deixar de  registrar a importância da coletânea para a categoria que tem em seus quadros servidoras e servidores com deficiência.

No encontro Nacional de Pessoas com Deficientes, ocorrido nos dias 09 e 10 de julho, a Federação criou o “Coletivo Nacional de Servidores e Servidoras com Deficiência da Fenajufe”. O Coletivo é um espaço de discussão permanente das questões  e ações do segmento. As propostas discutidas pelo Coletivo serão remetidas à Diretoria Executiva para encaminhamentos.

Para adquirir os volumes basta acessar a página da editora foco, responsável pelas publicações. www.foco.com.br

 

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc