STF argumenta que a última recomposição salarial aconteceu em 2016 e a inflação já atinge os 34,84%, acentuando a perda de poder aquisitivo dos salários
O Projeto de Lei que trata da recomposição salarial das servidoras e servidores do Judiciário Federal já está no Congresso Nacional. O protocolo aconteceu nesta quinta-feira, 8 e recebeu o número de 2441/2022.
Pelo projeto, o reajuste de 18% será escalonado na seguinte razão:
- 5% a partir de 1º de abril de 2023;
- 9,25 a partir de 1º de agosto de 2023;
- 13,50% a partir de janeiro de 2024 e
- 18% a partir de 1º de julho de 2024
Na justificativa, o STF argumenta que a última recomposição salarial aconteceu em 2016 e a inflação já atinge os 34,84%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acentuando a perda de poder aquisitivo dos salários da categoria.
A matéria, que ainda aguarda o despacho Mesa Diretora, deverá ser remetida para análise conclusiva das Comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) - mérito; de Finanças e Tributação (CFT) - para análise de adequação financeira ou orçamentária; e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) - constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa.
Conforme aponta a Assessoria Parlamenatr da Fenajufe, mesmo que a matéria seja deliberada e aprovada pelas duas casas do Congresso Nacional ainda em 2022, a sanção presidencial apenas poderá ocorrer em 2023, em função da legislação eleitoral.
Vale destacar que a Fenajufe avalia se tratar de percentual menor que aquele necessário para recompor os salários da categoria e continuará a luta para melhorar a proposta, agora no Congresso Nacional.
A tramitação do projeto pode ser acompanhada AQUI. O inteiro teor da proposta pode ser acessa NESTE LINK.
Luciano Beregeno, da Fenajufe