fbpx

Fenajufe trabalha no Congresso pela aprovação da recomposição salarial e apoio à sanção do PL 3662

Fenajufe trabalha no Congresso pela aprovação da recomposição salarial e apoio à sanção do PL 3662

Federação visitou gabinetes na manhã desta terça-feira e tratou também do projeto de regulamentação da Polícia Judicial

A Fenajufe esteve na manhã desta terça-feira (13) na Câmara dos Deputados trabalhando em prol de três temas importantes e urgentes para a categoria: a sanção do PL 3662/21, com a emenda articulada pela Federação que estabelece o nível superior para ingresso na carreira de técnico judiciário (NS); o PL 2441/22, que trata da recomposição salarial das servidoras e servidores do Judiciário Federal; e o PL 2447/22, que dispõe sobre a regulamentação da Polícia Judicial.

As coordenadoras Soraia Marca e Márcia Pissurno, plantonistas da semana, representaram a Federação. A primeira parada foi no gabinete da deputada Celina Leão (PP-DF) e, com a assessoria, as coordenadoras reforçaram a importância do apoio da deputada na interlocução com o governo, uma vez que a deputada foi a relatoria do PL 3662 na Câmara.

De lá, as diretoras foram ao gabinete da liderança do governo. As plantonistas conversaram sobre a possibilidade de se fazer um requerimento de urgência para que o projeto da recomposição salarial seja deliberado diretamente no plenário da Casa. Em seguida, as diretoras foram até o gabinete da liderança do PDT para tratar dos mesmos temas.

Na parte da tarde, a coordenadora Soraia Marca ainda conversou com secretário-geral da Mesa da Câmara dos Deputados, Ruthier de Sousa Silva, e tratou da possibilidade do pedido de urgência ao projeto de recomposição do PJU e do MPU. Além desses pontos, a coordenadora pediu celeridade ao PL 2447, da Polícia Judicial, para que comece a tramitar na Casa. Sobre os PLs de recomposição, o secretário concordou que o melhor para os projetos é que sejam deliberados diretamente em plenário.

Assista ao vídeo:

O PL 3662 — do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) — foi aprovado no dia 29 de março na Câmara dos Deputados e, no dia 29 de agosto, no Senado. Além da emenda que trata do NS, o projeto foi aprovado com outra emenda articulada pela Fenajufe que trata da essencialidade dos técnicos e analistas para a atividade Judicial.

Já o projeto de lei que trata da recomposição foi protocolado na última quinta-feira (8) e recebeu o número de 2441/2022. Pelo PL, o reajuste de 18% será escalonado da seguinte forma:

- 5% a partir de 1º de abril de 2023;

- 9,25 a partir de 1º de agosto de 2023;

- 13,50% a partir de janeiro de 2024 e

- 18% a partir de 1º de julho de 2024

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc