fbpx

Reunião da diretoria executiva orienta luta pela derrubada da PEC 32 e do governo Bolsonaro

Reunião da diretoria executiva orienta luta pela derrubada da PEC 32 e do governo Bolsonaro

Em reunião na última quinta-feira (13), diretoria analisou cenário político e deliberou ser urgente a pressão junto ao Congresso Nacional para barrar reforma administrativa

A destruição do serviço público travestida de reforma Administrativa é a “menina dos olhos” do governo Bolsonaro e deve ser pautada tão logo passe as eleições. O presidente da Câmara Arthur Lira (PP/AL), já sinalizou que vai encaminhar a proposta ainda este ano.

Reeleito deputado federal pelo estado de Alagoas, Lira quer garantir o cumprimento do acordo com o governo, de aprovar a PEC 32/2020. Além disso, o parlamentar almeja a reeleição na presidência da Câmara para a próxima legislatura e uma possível vitória de Luiz Inácio Lula da Silva pode jogar por terra seus anseios.

A orientação da diretoria é para que os sindicatos filiados se organizem e intensifiquem a luta em Brasília após o segundo turno das eleições para derrubar de vez a proposta que se aprovada vai desmantelar o serviço público e promover a diminuição do Estado, além de penalizar a população mais vulnerável que necessita de serviços como saúde, educação e justiça.

Outra questão debatida na reunião da diretoria foi a importância de lutar pela garantia dos direitos democráticos, pela garantia e permanência dos serviços públicos para a população, contra a fome, contra a destruição da Amazônia e dos biomas brasileiros e contra o Veto 51/2022,(NS).

Para isso é fundamental e imprescindível derrubar o Governo Bolsonaro elegendo Lula presidente. Nesse sentido, a Fenajufe orienta chamada de voto para o candidato e ex-Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. Sobre o assunto, a Fenajufe está finalizando um documento conjunto com a Fenajud e Fenamp, que em breve será divulgado em nossas redes sociais.

Veja outros encaminhamentos da reunião:

  • Incorporar o calendário do Fonasefe, orientando os sindicatos a fazê-lo nos estados, bem como a realizar atividades junto aos fóruns estaduais;
  • Fazer vídeos esclarecendo sobre os candidatos, em defesa do serviço público e contra as ameaças – coordenadores/ as da federação e orientar entidades sindicais da base;
  • Incorporar a Carta aberta da Fenajud e Fenamp, incluídas nossas considerações, com a indicação do voto em Lula;
  • Participar da plenária das centrais com Lula e Incorporar, assinando o Manifesto das

Centrais, bem como dar ampla divulgação;

  • A federação utilizar materiais Fora Bolsonaro/ Voto em Lula das entidades de base e impulsionar em suas redes;
  • Orientar os sindicatos a se manifestarem pelo voto em Lula para derrotar Bolsonaro.

A Federação, também avaliando a importância de garantir esta pauta conjuntural prioritária, resolveu ajustar o calendário dos Encontros que estavam programados, ficando aprovado dessa forma o calendário:

12/11/2022 – Reunião de Implementação do Conselho de Deliberativo de Entidades

18 e 19/11/2022 -Reunião do Coletivo Jurídico da Fenajufe;

26 e 27/11/2022 - Encontros de Pretas e Pretos;

3 e 4/12/2022- Conan;(Coletivo Nacional de Analistas);

9 e 10/12/2022 - Conapol (Coletivo Nacional da Polícia Judicial); 

4 e 5/03/2023 – Cojaf (Coletivo dos Oficiais Avaliadores Federais);

2023 – Encontro Nacional de Carreira - remarcar para 2023, após encontros dos segmentos e cargos.

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc