fbpx

Vitória de Lula não deve enfraquecer luta por direitos da categoria

Vitória de Lula não deve enfraquecer luta por direitos da categoria

Vitória do candidato de esquerda,Luiz Inácio Lula da Silva representa os anseios de milhões de brasileiras e brasileiros; e por esses anseios, o presidente deverá ser cobrado

A vitória de Lula aconteceu num momento em que o País enfrenta as piores crises política, econômica, social e ambiental. Agora, o que se espera de sua futura gestão é um governo voltado para políticas em defesa da classe   trabalhadora, dos serviços públicos e em defesa de saúde,educação, e principalmente de justiça pública para todas e todos.

Enquanto isso, o atual governo marcado pela incitação ao fascismo, corrupção e negacionismo prepara saída de cena deixando um rastro vergonhoso de maldade, má gestão e abandono político

Mas, se por um lado a sociedade sente alívio por ter contribuído por um Brasil mais civilizado e democrático, por outro, o resultado das urnas deve refletir a urgência da retomada de todas as pautas que foram negligenciadas pela gestão bolsonarista.

Todas e todos que depositaram seu voto no candidato eleito querem de volta o direito aos serviços essenciais como saúde, segurança pública, educação, justiça.Mas querem também cidadania e respeito. Seus eleitores querem ver cumpridas suas promessas de campanha e irão cobrar!

Como candidato, Lula prometeu defender o serviço público, dialogar com as categorias do funcionalismo e derrotar o projeto de reforma administrativa. Mas não foi só isso. Luiz Inácio prometeu emprego, valorização dos salários, defesa das aposentadorias, políticas de amparo às mulheres, rigor contra o feminicídio e prometeu tirar o Brasil do mapa da fome, trazendo de volta a dignidade dos que vivem em condições de miserabilidade social no país.

Além disso, é preciso cobrar políticas efetivas de combate ao racismo, ao machismo, à misoginia e LGBTfobia tão acentuadas nesse governo atual. É preciso garantir direitos para essa população reconhecidamente, mais vulnerável à todas as formas de violência.

É por essas e outras que não devemos considerar tão somente o glamour da vitória. É preciso vislumbrar além dessa etapa. O momento é para pontuar e cobrar todas as promessas feitas pelo presidente eleito, uma por uma.

A eleição de Lula veio a tempo de resgatar as lutas por um país justo e igualitário. Ampliar e reforçar atuações e mobilizações e exercer o direito de ir às ruas, porque ao menos temos a certeza de que “a luta continua, companheiras e  companheiros!”.

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc