Evento foi de apresentação do Conselho e seus representantes; próximo encontro será em março de 2023 e discutirá o Regimento Interno
O primeiro encontro dos representantes do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe (CDE) ocorreu nesta de sexta-feira (9) em formato híbrido. O evento formalizou a criação e apresentou os integrantes eleitos que irão representar seus sindicatos.
A pròxima reunião foi marcada para o mês de março de 2023, quando o Conselho iniciará de fato, sua atuação. Na ocasião, o Regimento Interno (RI) será discutido.
A coordenação geral composta por Lucena Pacheco, Sandra Dias e Fabiano dos Santos fez a abertura com saudação aos participantes presenciais e virtuais e ressaltou que a implementação do Conselho é um grande avanço como “instrumento de democratização da Federação”.
Além deles, as coordenadoras Denise Carneiro, Márcia Pissurno,Soraia Marca e os coordenadores Roberto Policarpo, Fabrício Loguércio e Ivan Bagini participaram presencialmente e no virtual registramos a presença da coordenadora Luciana Carneiro, os coordenadores Manoel Gérson e José Ribamar.
Na avaliação geral dos participantes, o CDE é um espaço democrático e que será uma ferramenta de unidade entre Federação e sindicatos. A manifestação massiva é que o Conselho representa um marco na história da Federação.
A nova instância deliberativa é imediatamente superior à Diretoria Executiva com direito à voz e voto no processo de discussão e condução da política da Federação. Sua criação decorreu de proposta de alteração estatutária aprovada no XI Congrejufe, ocorrido em abril deste ano em Alexânia/GO. O CDE passou então a integrar a Seção III – “A” do Estatuto da Fenajufe.
Momento Político
Para esse encontro de apresentação, a organização trouxe o painel único com o tema oportuno para o momento atual “Organização Sindical”. Dividiram a mesa, as palestrantes Rosana Fernandes, secretária adjunta de Combate ao Racismo da CUT nacional, Rivânia Moura, Presidenta do Andes- SN (Sindicato Nacional) e João Paulo (JP),Secretário dos Serviços Públicos da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB). Acompanhe:
Rivânia Moura
João Paulo (JP)
Conheça a composição do CDE até o momento formada, lembrando que ele é composto por dois membros de cada sindicato,(titular e suplente) eleitos pelo corpo diretivo vigente.
Aqui:https://www.fenajufe.org.br/images/RepresentantesCDE.pdf
Joana Darc Melo