fbpx

Reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público reforça pedido de unidade das categorias para pautas do funcionalismo

Reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público reforça pedido de unidade das categorias para pautas do funcionalismo

Encontro fez chamamento para relançamento da organização marcado para o dia 13 de junho em Brasília

A Fenajufe participou de reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público ocorrida nesta segunda-feira (29). Estiveram presentes os coordenadores Fabiano dos Santos e Manoel Gérson.

O encontro tratou dos pontos de pauta que têm exigido atenção, como o arcabouço fiscal (PLP 93/2023) e o (PL 490/2007) marco temporal de demarcação de terras indígenas, votado nessa terça-feira (30) na Câmara dos deputados.

O assessor Vladmir Nepomuceno fez o panorama conjuntural e alertou sobre as dificuldades que o governo irá enfrentar para construir consenso para as pautas de interesse dos servidores e servidoras.

Gérson avaliou como importante a participação e articulação parlamentar, e ressaltou que “esse é campo de luta em que estão pautados projetos de impacto para a categoria, sem prejuízo de outras formas de luta. É o caso do arcabouço fiscal que exige luta de ideias, denúncia à sociedade e mobilização também”.

O coordenador Fabiano, criticou o texto do arcabouço fiscal. Segundo ele, o arcabouço restringe a discussão de reestruturação da carreira. O dirigente apontou que “não podemos esperar nada do Congresso Nacional sem que as categorias do funcionalismo se unam e fortaleçam o processo de mobilização”.

Na reunião foi reforçado, ainda, apoio das entidades para enviarem o maior número possível de representantes para o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (FPMSP), marcado para o dia 13 de junho. O evento será no auditório Nereu Ramos da Câmara dos deputados e a intensão é lotar os 300 lugares que o espaço disponibiliza.

Para a ocasião além das presenças de parlamentares apoiadores, as participações da ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, representante da Secretaria de Gestão de Pessoas e do ministro do Trabalho e Previdência Social Carlos Lupi, estão sendo articuladas.

A cartilha “Mitos e Verdades” sobre o Funcionalismo no Brasil:" O Perfil dos Servidores ao longo de três Décadas (1986-2022)", será atualizada e relançada na mesma data.

 

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc