fbpx

Em defesa do "Sindicalismo Original"

Por Job de Brito, técnico judiciário em Brasília (DF)

 

Este artigo é de inteira responsabilidade do autor, não sendo esta necessariamente a opinião da diretoria da Fenajufe

Ponciano, em seu último grande artigo, registra esta reflexão: “E nesse processo, em lugar de retroagir para formas de organização pré-marxistas, temos de juntar a força das organizações tradicionais dos trabalhadores, partidos, sindicatos, centrais, disputando sua organização e ideologia, colocando a ideologia na ordem do dia, e congregar nelas os desempregados, os excluídos do sistema.” (grifos meus).

Supus, como uma das prováveis motivações dessa sua manifestação, o final deste texto, em que consta o seguinte: “Estejamos juntos na luta sindical original: na luta corporativa, em defesa dos interesses da ‘corporação’!

Ainda que impertinente minha suposição, o artigo de Ponciano dá-me ensejo para dialogar com você, leitor sindicalizado, a respeito de/do sindicalismo – a partir de uma percepção popular (sem fundamento, portanto; mas plenamente legítima, por ter sua origem em um servidor filiado a uma entidade sindical que é base dessa Federação).

Para essa “interlocução” com você, leitor sindicalizado, utilizei-me do verbo “dialogar” – e não discutir ou debater – por conta de um significado seu muito específico, atribuído a ele  por David Bohm, significado acessível aqui.

Devemos retroagir ou não? Nossa luta deve ser a do sindicalismo original? Ou devemos, como se manifestou Ponciano, “juntar a força das organizações tradicionais dos trabalhadores, partidos, sindicatos, centrais... colocando a ideologia na ordem do dia...”?

Sou, para o âmbito sindical, ardoroso defensor da tese de que devamos retornar a uma agenda “corporativa”. Por conta disso, apresentá-la-ei a você, se estiver nas instâncias sindicais, que tanto carecem de sua presença renovadora, e procurarei, pelos meios disponíveis no campo do “diálogo”, convencê-lo de que, nas circunstâncias atuais, o melhor para os servidores do PJU é concentrar sua agenda nos interesses exclusivos dessa categoria. Sou, como disse, árduo defensor desse “novo ‘velho rumo’” para o sindicalismo. Mas não há tese que eu defenda mais do que esta: você deve vir ao meio sindical e, aqui, manifestar sua vontade, sua concepção de mundo, seus projetos e propostas para a categoria. Isso, sim; isso é crucial, essencial, fundamental, imprescindível, urgente!!!

Mais que um retorno ao sindicalismo original, o que defendo “com unhas e dentes” é que o movimento sindical invista em uma comunicação efetiva com você, servidor, de modo a envolvê-lo em nossa luta, corporativa ou coletiva (capitalista ou socialista), e a torná-lo um “viciado no mundo e na vida sindical” (tenho certeza de que, caso venha pra cá, isso ocorrerá, indubitável e naturalmente). O sindicalismo, contigo nele, será, é certo, vitorioso nas causas que abraçar; disso tenho certeza absoluta!

Há legitimidade política na concepção revolucionária? Sim. Há legitimidade na utilização do movimento sindical para a sua promoção? Não, quando a decisão por essa utilização é tomada por uma cúpula – e você, servidor, poderá refutar o que digo – que, com plenos conhecimentos das estruturas sindicais e do nível de despolitização da categoria, está “desenraizada” do grosso da categoria, embora esteja plenamente legitimada pelos costumeiros freqüentadores da realidade sindical.

É momento de você refletir e agir, servidor! Ponciano afirma: “O capitalismo está numa crise estrutural e civilizatória, cabe aos trabalhadores se organizar sistematicamente para eliminá-lo”. Se verdadeira essa afirmação, é exigência inadiável a sua participação política no movimento sindical! Se falsa, é absolutamente injustificável que você se mantenha Pilatos: lavar as mãos, neste momento, não é a ação necessária para assegurar-se a sua vida e a de seus familiares! O momento, servidor, é de “mãos na massa”; é de disposição para a luta!

Tudo se pode compreender... menos a irresponsabilidade histórica. Essa irresponsabilidade compromete você, sua geração e todas as vindouras.

Venha ao sindicalismo, ao menos para dialogar[1]!!! Venha apresentar-se em defesa do “sindicalismo original” e de sua “autonomia, de sua liberdade de investigação e de sua independência intelectual”. Venha para defender o sindicalismo com bases marxistas; ele poderá ser melhor do que “o original” – que defendo – desde que conte com sua presença.

Grande abraço. Enfrentemos, todos nós, todos os obstáculos aos interesses da categoria, inclusive o governo que teima em se chamar “dos trabalhadores”!!! Talvez seja um governo que, incapaz de eliminar os males dos homens, trabalha (as) dores de seu povo!

Pin It

afju fja fndc