fbpx

Fenajufe apresenta defesa do NS a ministro do TST

Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe

Os coordenadores da Fenajufe Adriana Faria, Gerardo Lima e Vicente Sousa estiveram reunidos com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre de Souza Agra Belmonte, para tratar do NS para Técnicos Judiciários. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (19/10). 

O objetivo foi levar ao conhecimento do magistrado os argumentos em defesa do Nível Superior como critério de acesso à carreira de Técnico Judiciário. Entre eles, o risco de extinção da carreira pelas poucas disponibilizadas quando da criação de varas judiciárias e o elevado número de servidores com nível superior, no exercício da função. O memorial em defesa do NS elaborado pela Fenajufe foi entregue ao ministro. 

Alexandre Belmonte mostrou muita receptividade à proposta defendida. Destacou o problema da terceirização deve ser trabalhado na origem e, segundo ele, há que se valorizar o ensino médio. Ele sugeriu ainda que a categoria lutasse também pela criação de uma Escola de Formação de Servidores do PJU e colocou-se favorável à demanda dos técnicos. As reuniões da Fenajufe para tratar do NS serão retomadas na próxima semana. 

Projeto de Lei

Na XIX Reunião Plenária da Fenajufe, ocorrida em outubro de 2015, na cidade de João Pessoa/PB, a categoria deliberou pela mudança do requisito de escolaridade para investidura na carreira de técnico judiciário, via projeto de lei específico e sem impacto orçamentário. 

Ações pró-NS

A Fenajufe continuará visitando os ministros e membros da Comissão Interdisciplinar de Carreira nos Tribunais Superiores. Esta é uma das atividades que fazem parte do pacote de ações pró-NS aprovado pela Diretoria Executiva da Fenajufe na II Reunião Extraordinária, acontecida em junho deste ano.

 
Pin It

afju fja fndc