fbpx

Na comissão especial da Câmara, Fenajufe alerta que PEC 32 vai agravar crise institucional

Na comissão especial da Câmara, Fenajufe alerta que PEC 32 vai agravar crise institucional

Debates trataram da avaliação de desempenho; Federação defendeu que os servidores precisam ser protegidos da ingerência política

A Fenajufe segue na luta para derrotar a reforma administrativa (PEC 32/20) do governo BolsoGuedes e, na manhã desta quinta-feira (5), participou de audiência pública na comissão especial da Câmara sobre avaliação de desempenho e qualificação de servidores públicos. O coordenador Fernando Freitas representou a Federação no encontro.

Fernando Freitas, que é especialista em direito administrativo, lembrou que a PEC 32 é um tema caro à população brasileira — destinatária final do serviço público e afirmou que a proposta do governo traz uma reforma com olhar de ajuste fiscal e não há como, no direito administrativo, tentar melhorar a prestação de serviço público tendo como base um ajuste fiscal.

"Isso é um erro primário porque coloca o Estado não sob a ótica da prestação dos serviços e sim do custo dos serviços".

Freitas diferencia dois tópicos importantes. 1: visão de gestão de recursos humanos; 2: visão de gestão de recursos financeiros. Para o diretor, não há condição de se fazer um debate aprofundado na gestão de competência e avaliação dos servidores e do serviço público sob a ótica de uma reforma administrativa que tenta impor uma visão mercadológica da economia.

O coordenador deixou claro que a Fenajufe não é contra a avaliação dos servidores, pelo contrário, deve ser permanente e aperfeiçoada. O problema, no entanto, está nos critérios de avaliação propostos na PEC 32.


"A avaliação de desempenho dos servidores e discussão da estabilidade vem num contexto onde o governo tenta precarizar o vínculo entre o servidor e o Estado".


Nesse ponto, Freitas destaca que debater um assunto importante como esse dentro de um texto de proposta de emenda à Constituição tão confuso como o que foi apresentado não é producente. "É preciso voltar ao art. 41 da CF. E concordamos que se tenha uma lei que organize a avaliação dos servidores, não com intenção punitiva, mas para aprimorar o serviço por ele prestado à sociedade brasileira", indica o diretor.

"Como avaliar a produtividade de um servidor se o próprio Estado não fornece a ele mecanismos para que desempenhe seu trabalho com excelência?"

Ao final, Fernando Freitas frisou que o servidor precisa ser protegido da ingerência política, de questões subjetivas, e trouxe à tona os ataques de Paulo Guedes ao funcionalismo: chamando servidores de parasitas, assaltantes, acomodados e inimigos que deveriam ter uma granada no bolso.


"A PEC 32 vai agravar a crise institucional que temos hoje, vai aumentar a judicialização e isso não beneficia os servidores, gestores, governantes e, ao fim e ao cabo, nem a população".


Assista:

Mobiliza Fenajufe

A Fenajufe lançou a plataforma Mobiliza Fenajufe para que as servidoras e servidores do PJU pressionem os deputados a votarem contra a reforma administrativa. Envie mensagens pelo Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Você pode ainda personalizar um e-mail para o(a) deputado(a). Na “pastinha”, você acessa dados como as bases eleitorais do(a) parlamentar.

 Acesse aqui o Mobiliza Fenajufe e pressione! 

 

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc