fbpx

👩🏻‍💻18A: Vem pro Tuitaço, vem! #SOSServiçoPúblico - hoje é dia de mobilização

Vem que começou a pressão máxima sobre o Parlamento. Hoje é dia de derrubar a PEC 32/20, dia de afundar a reforma administrativa. Participe!

A partira das 9 horas começa mais um tuitaço e o objetivo é fazer a hashtag #SOSServiçosPúblicos figurara entre os assuntos mais comentados da manhã e, com isso, ganhar projeção e abrir a possibilidade de ser destaque em algum programa matinal da TV aberta ou dos telejornais.

É uma forma de tentar "furar a bolha" da mídia comercial, uma vez que comunicações dos(as) trabalhadores(as) ou causas sociais e de servidores(as) públicos(as) não passam pelos filtros de uma redação ou departamento comercial das grandes emissoras de rádio, tv ou jornalões. Sim, essa é uma triste realidade e precisa ser bem divulgada: mesmo pagando, as chances de veicular campanhas contra órgãos governamentais, é pequena. 

Mas as redes sociais na internet são uma oportunidade de dar voz a essas causas e o tuitaço, uma ecelente ferramenta para isso, pois apesar de ter uma quantidade pequena de usuários (16, 6 milhões em 2020, segundo relatório da  We Are Social e a Hootsuite - acesse aqui.), é nele que se concentra boa parte de formadores de opinião, pesquisadores e jornalistas, amplificando repercussões.

Então, mãos à obra e atenção a essas orientações:

  • Nunca use a tag sozinha, sempre coloque uma frase junto, mesmo que forem 3 palavras e a tag (tag = hashtag, sempre precedida de #).
  • Alterne entre tuitar e responder o tuíte de outra pessoa.
  • Quando for retuitar ou citar um tuíte, não utilize a tag sozinha. Você pode utilizar as frases sugeridas ou colocar frases curtas como: “É isso + tag”, “essa reforma é um absurdo + tag”, “Essa reforma não + tag”, “desmonte do estado não + tag”, “Essa reforma favorece a corrupção + tag”...e assim por diante. A Fenajufe utiliza “Essa reforma não presta + tag”, ou “A reforma administrativa mata. Ela não presta + tag”.
  • Espere pelo menos 1 minuto entre um tuíte e outro. Durante esse tempo de espera, curta, responda e cite os tuítes de outras pessoas. Não fique parado. O mapeamento do Twitter avalia o engajamento do assunto em um curto período de tempo.
  • Evite usar duas tags diferentes no mesmo tuíte.
  • Não use a mesma tag várias vezes no mesmo tuíte. O Twitter vê isso como um spam ou flood e elimina o tuíte do mapeamento de trends (tendência).
  • Utilize cada uma das frases apenas uma vez nos dias de tuitaço. Não escreva um tuíte e responda outro, utilizando a mesma frase.

Você pode ainda programar tuítes para ter mais liberdade em se dedicar a curtir e comentar e responder comentários (processo de engajamento). Para fazer isso diretamente no Twitter, acesse essas instruções publicada no Canal Tech: https://canaltech.com.br/redes-sociais/twitter-como-agendar-posts/.

 

Luciano Beregeno

Pin It

afju fja fndc