Federação está orientando que os Sindicatos enviem representantes a Brasília na semana de 13 a 17 de setembro
A luta contra a reforma administrativa (PEC 32/20) na Câmara dos Deputados está chegando em sua reta final. Dessa forma, tendo em vista que a pressão sobre os parlamentares precisa ser intensificada para que a PEC seja derrotada, a Fenajufe convocou os Sindicatos de base a participarem dos atos nacionais de mobilização no dia 7 de setembro, 10 e 11/09 e, ainda, na semana de 13 a 17/09. O ofício é assinado pelos coordenadores Fernando Freitas e Thiago Duarte.
A Fenajufe participou como representante do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Federais - do Fonasefe - da reunião do Fórum das Centrais Sindicais na última quarta-feira (25). A reunião avaliou que o mês de setembro será decisivo para as trabalhadoras e trabalhadores do setor público.
O relator na comissão especial, deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), deve apresentar ainda hoje um substitutivo à proposta. Alegando falta de "convergência" em torno da reforma tributária, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), adiou a votação da proposta e agora concentra todos os esforços na aprovação da reforma administrativa. Em evento com setores do mercado financeiro, Lira confirmou que pretende votar a PEC 32 "entre o fim de agosto e início de setembro".
Na Pressão!
7 de setembro
A orientação para o dia 7 de setembro é realizar atos no maior número possível de cidades, de maneira pacífica, alegre, organizada e respeitando ao máximo os protocolos de segurança para evitar a disseminação da covid-19. A Fenajufe conclama os sindicatos filiados a aderirem a este dia de manifestação procurando dar o máximo de visibilidade e projeção à luta contra a PEC 32, com a utilização de camisetas e faixas em defesa do serviço público, com a arte enviada na semana passada.
Luta contra a PEC 32/20
10 e 11 de setembro: outra orientação aprovada na reunião e corroborada pela Fenajufe é a necessidade de intensificar e concentrar a pressão total sobre os deputados, principalmente sobre os indecisos e favoráveis à PEC 32, nos próximos dias 10 e 11. A ideia é o sindicato organizar, juntamente com outros sindicatos do serviço público, visitas com o maior número de pessoas aos escritórios dos deputados nos seus estados de origem ou mesmo em suas residências. O momento é decisivo e os deputados devem ser cobrados e indagados.
Semana de 13 a 17 de setembro: é a semana prevista para votação da PEC 32 na comissão especial ou mesmo no Plenário. A Fenajufe orienta os Sindicatos a enviarem o máximo de representantes a Brasília, em especial nos dias 14 a 16/09, para fazer pressão e trabalho de conscientização da grave situação que os parlamentares deixarão o País caso votem pela aprovação da PEC 32.
As entidades já conhecem a forma de atuação dentro do Congresso Nacional e devem se organizar para ela. Também é importante trazerem faixas em suas malas, pois caso sejamos impedidos de entrarmos no parlamento, faremos a pressão do lado de fora mesmo.
A Fenajufe pede que os Sindicatos informem, até o dia 9 de setembro, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o nome completo, número de RG ou documento de identificação e celular (DDD) de seus representantes para que a Federação possa negociar a entrada das delegações junto à Câmara e também criar um grupo de WhatsApp com intuito de organizar a atuação durante a semana em Brasília.
Mobiliza Fenajufe
A Federação lançou a plataforma Mobiliza Fenajufe para que as servidoras e servidores do PJU pressionem os deputados a votarem contra a reforma administrativa. Envie mensagens pelo Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Você pode ainda personalizar um e-mail para o(a) deputado(a). Na “pastinha”, você acessa dados como as bases eleitorais do(a) parlamentar.
• Acesse aqui o Mobiliza Fenajufe e pressione!
Raphael de Araújo