fbpx

banner tv fenajufe

banner radio fenajufe

banner tv fenajufe

banner fenacast

banner tv fenajufe

banner radio fenajufe

banner tv fenajufe

banner fenacast

Fenajufe convoca sindicatos filiados para mais uma semana de luta em Brasília

Agenda agressiva do governo exige forte atuação; orientação é para reforçar envio de caravanas e massificar atividades

A Federação encaminhou no final da tarde de sexta-feira ofício aos sindicatos onde convoca para mais uma semana de mobilização intensa na Capital federal.

O expediente orienta reforço na atuação de servidores e servidoras ao parlamento para repudiar as manobras usadas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL) com propósito de aprovar os projetos destrutivos que tanto almeja.

Com ações de ética duvidosa,Lira conseguiu votos suficientes para aprovar a PEC dos Precatórios em primeiro turno nesta semana e pretende levar à segundo turno até a quarta-feira (10).

Se aprovada,a Proposta de Emenda Constitucional 23 estabelecerá um teto para pagamento dos precatórios e parcelamento dos valores em 10 anos.

A PEC23, apelidada de “PEC do Calote” inclui os pagamentos de ações como revisões de aposentadorias e de salários de servidores e dívidas da União com estados, que demoraram anos para serem julgadas e que devem ser pagos.

Agenda prioritária do governo é finalizar a votação da PEC 23 na Casa Legislativa para retomar tramitação da reforma administrativa (PEC 32) até o final do ano, conforme promessa de Arthur Lira desde aprovação do texto na comissão especial, ainda no mês de setembro.

Para reforçar o enfrentamento aos ataques,(PEC 32 e PEC 23) a Fenajufe solicita aos sindicatos filiados que enviem caravanas e/ou delegações ao Distrito Federal para intensificar as atividades de mobilização na semana de 08 a 11/11.

Segundo a Assessoria Parlamentar da Federação (Queiroz Assessoria), a expectativa é que ocorra sessão deliberativa na Câmara já na segunda - feira (8) para dar prosseguimento na votação dos destaques da PEC 23 e para isso, “é provável que o governo jogue pesado para que os parlamentares venham a Brasília, de modo a ampliar a margem de votos para aprovação da matéria”. 

Os sindicatos devem enviar o maior número possível de representantes para cumprir as atividades organizadas pelas entidades do Fonasefe e da Operativa das Centrais Sindicais, como tem ocorrido nas últimas oitavas semanas.

Outra orientação é para que a pressão nas redes sociais dos deputados e deputadas seja intensificada no final de semana (6 e 7/11). Além disso,servidores devem visitar endereços residenciais e gabinetes estaduais reafirmando sempre que “se votar não volta!”

A Fenajufe ressalta ainda no ofício, a importância de fortalecer a luta contra a privatização dos Correios, pautada no Senado Federal para o dia 9/11 e que também representa um grave ataque aos serviços públicos. Trabalhadores e trabalhadoras dos correios estarão em Brasília mobilizados nesta luta e é importante unificar a luta contra precarização da estatal.

Programação até o momento definida:

8 e 9/11 - Nos Estados – importante que os sindicatos organizem, junto aos Fóruns Estaduais, atividades de pressão nos aeroportos dos Estados, por ocasião dos deslocamentos dos parlamentares para Brasília.

9/11 (terça-feira)

  • manhã - corredor de pressão aos parlamentares no aeroporto de Brasília
  • tarde (14h) – pressão no anexo II da Câmara dos Deputados

10 e 11/11 - atividades junto aos parlamentares na Câmara dos Deputados (visitas aos gabinetes)

PEC 23 (precatórios) - durante a semana, a Operativa das Centrais e a Fenajufe orienta as entidades apoiarem e articularem iniciativas, reuniões e outras atividades para atuar contra a PEC 23.

13/11 – 8h30 - Plenária Nacional dos servidores e servidoras das três esferas (virtual)

20 DE NOVEMBRO: #FORABOLSONARORACISTA

A organização da campanha#ForaBolsonaro prepara atividades com foco no Mês da Consciência Negra, em repúdio ao aprofundamento da violência racial acentuada em seu governo. Confira agenda de atividades.

O Dia da Consciência Negra de 2021 se apresenta como oportunidade para união de vozes de resistência contra o racismo, a violência, a fome, a carestia e o desemprego que agride e mata o povo negro e a população pobre do Brasil.

Bolsonaro é responsável por isso, através do seu discurso e do seu governo. Queremos todos e todas terra, comida, trabalho, renda, moradia, transporte digno, saúde e educação. Queremos viver com respeito, num país livre do racismo! E por isso estaremos todos e todas nas ruas no dia 20 de novembro!

13 de novembro - Marcha contra a Fome (Frente Povo Sem Medo)

20 de novembro - #FORABOLSONARORACISTA em todo o Brasil

04 de dezembro - Dia de Mobilização das Mulheres: Bolsonaro Nunca Mais

Leia ofício aqui: https://www.fenajufe.org.br/images.pdf

Joana Darc Melo,da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc