fbpx

Fenajufe convoca caravanas a Brasília contra a reforma administrativa e a PEC dos Precatórios

Momento requer ainda mais mobilização. Só a pressão obrigará o recuo tanto de Lira quanto de Guedes/Bolsonaro

Restando pouco mais de quatro semanas para o fim do ano parlamentar – quando o Congresso Nacional entra em recesso até fevereiro de 2022 – servidoras e servidores das três esferas de governo devem intensificar a pressão pela derrubada da reforma administrativa (PEC 32/20, a PEC da Rachadinha) na Câmara e a PEC dos Precatórios (PEC 23/21, a PEC do Calote) no Senado.

Apesar de o movimento de resistência ter barrado a tramitação da PEC 32/20 até o momento, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), tem provocado o governo para assumir postura mais proativa - compra de votos à custa do contribuinte - na defesa da reforma administrativa, como explica o jornalista Raphael de Araújo, da Fenajufe, na matéria Lira afirma que PEC 32 está pronta para o plenário e cobra empenho do governo: "Apoio pálido".

Com o cenário posto, o momento requer ainda mais pressão. Que Lira tentará levar a PEC 32/20 ao plenário em qualquer momento, disso não resta dúvidas. E só a pressão obrigará o recuo tanto de Lira quanto de Guedes/Bolsonaro. E é para fortalecer a resistência que a Fenajufe convocou os sindicatos a enviarem caravanas a Brasília na semana de 22 a 26 de junho. Será a 11ª semana de mobiliza intensa, com a seguinte programação:

 

22/11
Manutenção das atividades de pressão nos aeroportos de partida dos deputados e senadores na 2ª e 3ª feira

 

23/11

Manhã - aeroporto Brasília

Tarde - concentração em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

 

24/11

9h - encontro no Espaço do Servidor, seguido de ação

Tarde - ato no Anexo II da Câmara dos Deputados

 

25/11

Manhã - Ato em frente ao Senado Federal (PEC 23)

15h - reunião presencial da Operativa, na sede da CUT/DF para desenhar proposta para a semana seguinte (propostas serão deliberadas no Fórum dos TSP, sexta-feira, 11hs)

Está em construção também uma reunião com senadores, para tratar da PEC 23/21, com data e horário a confirmar.

 

20 de Novembro - #ForaBolsonaroRacista

O sábado 20 de Novembro será marcado por atos e protestos em todo o país pelo Dia Nacional da Consciência Negra. Na avaliação do Fonasefe - Fórum de Entidades Nacionais de Servidores do qual a Fenajufe faz parte, a data tem grande peso e relevância, com o ato nacional "Fora Bolsonaro Racista" em várias cidades no país. Será o momento de ir às ruas e dizer em todas as redes sociais que o Governo Bolsonaro fortalece a máquina que que extermina vida de negras e negros, todos os dias. Um governo que enfraquece a democracia e as instituições, age pelo extermínio através da fome, do desemprego, da retirada de garantias mínimas de sobrevivência, pela retirada da oferta de serviços públicos a quem mais deles precisa. A luta pelo Fora Bolsonaro Racista é simbolizada por toda a trajetória dos movimentos antirracistas que no campo popular buscam o fim do Genocídio no país.

A Fenajufe orienta aos sindicatos a participação e fortalecimento doas manifestações, presenciais – mantendo a estrita e rígida observações das recomendações sanitárias de proteção contra a covid-19 – e nas redes sociais.

 

8/12 – Dia Nacional de Luta

O Dia da Justiça é data também indicada para um dia nacional de lutas com mobilizações, paralisações, assembleias e audiências públicas, de todo o funcionalismo, nas três esferas. Com o mote “Justiça é ter serviço público gratuito e de qualidade para todos”, o objetivo é movimentar todo o funcionalismo público de alguma forma e demonstrar a nossa indignação com a política do governo dispensada a este seguimento de trabalhadores e em consequência a toda a população brasileira, que utiliza esses serviços.

A data marca ainda o aniversário de 29 anos de fundação da Fenajufe, cuja programação será divulgada em breve.

Outras datas previstas para o período são essas:

1º/12 - O orçamento é nosso: mais verbas para os serviços públicos e reposição salarial já! (por conta do orçamento)

04/12 - Dia de Mobilização das Mulheres: Bolsonaro Nunca Mais

08/12 - Dia da Justiça - Dia Nacional de Lutas - Justiça é ter serviço público gratuito e de qualidade para todos

26/01/2022 - Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial pela Justiça e Democracia e do Fórum Social das Resistências

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc