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Greve dos professores das universidades é a mais longa da história do setor

A greve dos professores das universidades federais, iniciada em 17 de maio, atingiu na última quinta-feira (06) 113 dias, o que já a torna a maior greve da história do setor. Segundo informações do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior), essa paralisação já supera a de 2005, até então considerada a mais longa realizada no setor. “A extensão da greve é um marco, mas não o mais importante. Só optamos por esse instrumento de pressão por que o governo está de costas aos docentes e à educação federal”, avalia Marinalva Oliveira, presidente do Andes-SN.

Para Marinalva, a força e coesão com a qual o movimento se iniciou e se mantém são os fatores mais relevantes e que permitiram expor à sociedade as condições precárias das Instituições Federais de Ensino (IFEs) e a forma como o professor vem sendo desvalorizado pelo governo.

“Nossa greve foi a fagulha para o estopim de um movimento mais amplo que culminou numa greve articulada em todo o setor da Educação. Não tem precedente uma greve como esta, iniciada com o grau de adesão ao movimento, participação qualitativa no debate político. Docentes, técnicos e estudantes, tanto de graduação quanto de pós, saíram às ruas em defesa do ensino público federal de qualidade”, analisa.

O sindicato nacional explica que tão importante quanto à reestruturação da carreira é a segunda reivindicação da pauta da greve dos docentes, que é a melhoria nas condições de trabalho. “Esta se quer foi objeto de análise por parte do Executivo nas mesas de negociação, muito menos contemplada no simulacro de acordo firmado pelo governo”, afirma a entidade.

Em nota, o Andes informa, ainda, que após a suspensão das negociações no início de agosto, por parte do governo, o Comando Nacional de Greve buscou diferentes canais para a reabertura do processo, inclusive apresentando uma contraproposta, na qual os professores adequaram os conceitos para a reestruturação da carreira aos valores de piso e teto definidos pelo governo.

“Apesar de todos os movimentos feitos pelos docentes, os representantes do Ministério da Educação e do Planejamento se mantiveram irredutíveis, demonstrando que as divergências vão muito além de questões financeiras, envolvem também o projeto de Educação Federal que se pretende para o Brasil” ressalta a nota, publica na página da entidade na internet.

Da Fenajufe, com informações do Andes-SN

 

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