Combatendo a mentira (Fake News) sobre Covid-19

MOSTRADO: O consumo de álcool não o protegerá do COVID19 e pode ser perigoso

O consumo frequente ou excessivo de álcool pode aumentar o risco de problemas de saúde.

 DEMONSTRATIVO: A exposição ao sol ou a temperaturas acima de 25 C NÃO previne a doença por coronavírus (COVID-19)

Você pode adquirir o COVID-19, independentemente do clima ensolarado ou quente. Casos de COVID-19 foram relatados em países quentes. Para se proteger, lave bem as mãos com frequência e evite tocar nos olhos, boca e nariz.

MOSTRADO: Ser capaz de prender a respiração por dez segundos ou mais sem tossir ou sentir desconforto NÃO significa que você não tem doença por coronavírus (COVID-19) ou qualquer outra doença pulmonar.

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são tosse seca, cansaço e febre. Algumas pessoas podem desenvolver formas mais graves da doença, como pneumonia. A melhor maneira de saber se você tem o vírus que causa a doença de COVID-19 é fazer um teste de laboratório. Você não poderá deixar dúvidas ao realizar esse exercício de respiração, que pode até ser perigoso.

MOSTRADO: Você pode se recuperar da doença de coronavírus (COVID-19). Obter o novo coronavírus NÃO significa que você o manterá por toda a vida.

A maioria das pessoas que recebem COVID-19 pode recuperar e remover o vírus de seus corpos. Se você contrair a doença, certifique-se de tratar seus sintomas. Se você tiver tosse, febre e falta de ar, procure atendimento médico rapidamente, mas ligue primeiro para o centro de saúde. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte.

O vírus COVID-19 pode ser transmitido em áreas com climas quentes e úmidos

As evidências científicas obtidas até o momento indicam que o vírus COVID-19 pode ser transmitido em QUALQUER ÁREA, incluindo aquelas com clima quente e úmido. Independentemente das condições climáticas, medidas de proteção devem ser tomadas se você mora ou viaja para uma área onde o COVID-19 foi relatado. A melhor maneira de se proteger contra o COVID-19 é lavar as mãos com frequência. Dessa forma, os vírus que podem estar nas mãos são eliminados e a infecção que pode ser causada pelo contato com os olhos, boca e nariz é evitada. 

Frio e neve NÃO podem matar o novo coronavírus (2019-nCoV)

A temperatura normal do corpo humano é mantida em torno de 36,5 ° e 37 °, independentemente da temperatura externa ou das condições climáticas. Portanto, não há razão para acreditar que o frio possa matar o novo coronavírus ou matar outras doenças. A maneira mais eficaz de se proteger contra 2019-nCoV é limpar frequentemente as mãos com um desinfetante à base de álcool ou água e sabão.

Tomar banho em água quente não impede a infecção pelo novo coronavírus 

Tomar banho em água quente não oferece proteção contra o COVID-19. Independentemente da temperatura do banho ou da água do chuveiro, a temperatura do corpo continuará a ser de 36,5 ° C a 37 ° C. De fato, se a água estiver muito quente, você poderá se queimar. A melhor coisa que você pode fazer para se proteger do COVID-19 é lavar as mãos com frequência para remover vírus que possam estar na superfície e não se espalharem tocando seus olhos, boca e nariz. 

O novo coronavírus NÃO pode ser transmitido através de picadas de mosquito

O novo coronavírus é um vírus respiratório que se espalha principalmente pelo contato com uma pessoa infectada através de gotículas respiratórias geradas quando essa pessoa tosse ou espirra, por exemplo, ou através de gotículas de saliva ou secreção nasal. Até o momento, não há informações ou evidências que indiquem que 2019-nCoV pode ser transmitido por mosquitos. Para se proteger, evite contato próximo com qualquer pessoa com febre e tosse e pratique boas mãos e higiene respiratória.

O novo coronavírus pode ser morto com um secador de mãos ?
Não. Os secadores de mãos não matam o 2019-nCoV. Para se proteger contra o novo coronavírus (2019-nCoV), lave as mãos frequentemente com um gel hidroalcoólico ou sabão e água. Depois de limpo, seque-os bem com toalhas de papel ou um secador de ar quente.

O 2019-nCoV pode ser morto com uma lâmpada de desinfecção UV?

As lâmpadas ultravioletas não devem ser usadas para esterilizar as mãos ou outras partes do corpo, pois a radiação ultravioleta pode causar eritema (irritação da pele). 

Para se proteger contra o novo coronavírus, descubra todas as medidas que você pode tomar, que podem ser encontradas no site da OMS: https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/ aconselhamento ao público .

Você pode matar o novo coronavírus pulverizando o corpo com álcool ou com cloro?

Não. Pulverizar o corpo inteiro com álcool ou cloro não mata vírus que já entraram no corpo. A pulverização dessas substâncias pode danificar roupas e membranas mucosas (isto é, olhos, boca etc.). Tanto o álcool quanto o cloro podem ser usados ​​para desinfetar superfícies, desde que sejam seguidas as recomendações relevantes. 

Existem várias medidas que podem ser aplicadas para se proteger do novo coronavírus. Comece limpando as mãos com freqüência com um gel hidroalcoólico ou água e sabão. Você pode consultar outras medidas de proteção recomendadas pela OMS na página: https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public .

As vacinas contra pneumonia protegem contra o novo coronavírus?

Não. As vacinas contra pneumonia, como a pneumocócica e a vacina contra o Haemophilus influenzae tipo B (Hib), não protegem contra o novo coronavírus.

O 2019-nCoV é tão novo e diferente que é necessário desenvolver uma vacina específica, que já está sendo trabalhada com o apoio da OMS.

Embora as vacinas contra pneumonia não sejam eficazes contra 2019 - nCoV, é altamente desejável vacinar-se contra doenças respiratórias para manter uma boa saúde.

Devo lavar o nariz regularmente com soro fisiológico para evitar a infecção pelo novo coronavírus?

Não. Não há evidências que sugiram que essa prática proteja contra a infecção pelo novo coronavírus.

Embora algumas evidências indiquem que enxaguar o nariz regularmente com solução salina pode acelerar a recuperação após um resfriado comum, não foi demonstrado que ele previne infecções respiratórias.

Comer alho pode ajudar a prevenir a infecção pelo novo coronavírus?

O alho é um alimento saudável que pode ter algumas propriedades antimicrobianas. No entanto, não há evidências de que a ingestão proteja contra o vírus que causa o surto atual.

O novo coronavírus afeta apenas os idosos ou também os mais jovens?

O novo coronavírus (2019-nCoV) pode infectar pessoas de todas as idades, embora as pessoas mais velhas e com certas doenças (como asma, diabetes ou doença cardíaca) tenham maior probabilidade de ficar gravemente doentes quando eles adquirem a infecção.

A OMS aconselha pessoas de todas as idades a tomarem medidas para se protegerem do vírus, por exemplo, através de boas mãos e higiene respiratória.

Os antibióticos são eficazes na prevenção e tratamento da nova infecção por coronavírus?

Não. Os antibióticos são eficazes contra bactérias, mas não contra vírus.

Como o novo coronavírus (2019-nCoV) é um vírus, antibióticos não devem ser usados ​​para prevenir ou tratar infecções.

No entanto, se você se infectar com esse vírus e for hospitalizado, poderá receber antibióticos para prevenir infecções bacterianas.

Existem medicamentos para prevenir ou tratar a nova infecção por coronavírus?

No momento, nenhum medicamento específico é recomendado para prevenir ou tratar a infecção pelo novo coronavírus (2019-nCoV).

No entanto, é necessário cuidar adequadamente das pessoas infectadas com esse vírus para aliviar e tratar os sintomas e buscar medidas de suporte otimizadas para as pessoas com sintomas graves. Alguns tratamentos específicos estão sendo estudados e serão testados em ensaios clínicos. A OMS está ajudando a otimizar a pesquisa e o desenvolvimento com vários parceiros.

 

Fonte: Site da OMS para Covid-19

 

Pin It